Ibitinga passa a ter Pelotão do Corpo de Bombeiros
Mudança acontece devido a necessidade de a cidade aumentar o efetivo.
Portal Ternura
09/10/2019 11h37 - Atualizado em 09/10/2019 às 11h37
Ibitinga tem agora um pelotão do corpo de bombeiros. A antiga estação passou a ser o 2º Pelotão do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiro de Ribeirão Preto. Com isso, o número de policiais bombeiros na cidade aumenta para 33. São sargentos, tenentes, cabos e soldados trabalhando na cidade a partir deste mês de outubro.
O Tenente Koitsi e o Sargento Evangelista assumem a parte administrativa. O pelotão vai ter novas viaturas de apoio para auxiliar no trabalho de combate a incêndios além de resgates e salvamentos. Ao todo são: 1 Tenente, 8 sargentos e 24 cabos e soldados. Ibitinga passou a ter pelotão devido ao alto número de ocorrências. Só no ano passado foram cerca de 2.600 ocorrências, um número considerado alto pela corporação para uma cidade de 60.000 habitantes. Para se ter um parêmetro, Araraquara tem mais de 200.00 habitantes e teve 2.800 ocorrências.
O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo é dividido em Grupamentos, Sub grupamentos, pelotões, estações e bases comunitárias. As bases comunitárias tem um bombeiro trabalhando e atende ocorrências menores.
As estações têm um destacamento maior de policiais mas sem uma estrutura de grande porte para o trabalho diário dos bombeiros. Os pelotões têm mais funcionários, e atendem cidades de pequeno porte com alta demanda.
Os Subgrupamentos são responsáveis pela administração de regiões maiores. Tanto pelotões quanto estações e bases estão submetidas ao Subgrupamentos. O destacamento responsável pela administração da cidade de Ibitinga é o 2º Subgrupamento de Araraquara. Neste destacamento são 4 pelotões e o pelotão de Ibitinga cobre Tabatinga, Nova Europa e Borborema.
As instâncias superiores na hierarquia do corpo de bombeiros são os Grupamentos. O pelotão de Ibitinga está submetido ao 9º Grupamento (GB) de Ribeirão Preto. Ao todo, são 21 GBs em todo o Estado de São Paulo, sendo o de Ribeirão o segundo maior em contingente.
Segundo a corporação, somente no primeiro semestre deste ano foram 300.300 ocorrências atendidas pelos 8.850 bombeiros militares em São Paulo.