10/01/2025 às 16h01min - Atualizada em 10/01/2025 às 16h01min

CAIXA pausa financiamentos habitacionais em até 6 meses nas cidades sob decreto de calamidade

Foto: Reprodução
A CAIXA, mantendo a busca pela retomada da saúde financeira dos clientes de municípios do Brasil em que foi decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública, em decorrência de fenômenos naturais, disponibiliza a pausa nos pagamentos em até 06 meses.

Em Ibitinga, sob o Decreto de Calamidade Pública determinado, foi possível aplicar a suspensão, e caso possua prestações em atraso, em no máximo 720 dias, as prestações em atraso serão incorporadas ao saldo devedor.

O contrato ficará em dia após a Incorporação de Prestações em Atraso (com a atualização do comando). Com isso, o saldo devedor aumenta, pela incorporação das prestações não pagas, que gera recálculo do seguro e das prestações futuras.

E O QUE IMPACTA E CONSEQUÊNCIA NESSA PAUSA?

As consequências da pausa no financiamento são: Prorrogação do prazo contratado, pelo mesmo número de meses pausados, caso o contrato não esteja no prazo máximo permitido conforme regra vigente do financiamento.

* Aumento do saldo devedor pela incorporação das prestações pausadas e não pagas, que geram recálculo do seguro e das prestações futuras.

* Para contratos que estão em uso de FGTS para pagamento de parte da prestação, a pausa poderá ser concedida, no entanto, o valor do FGTS continua sendo usado nas prestações pausadas, acarretando menor acréscimo no saldo devedor.

* A pausa, portanto, é aplicada na parte de responsabilidade do cliente.

* Para contratos em utilização de pausa não poderá ser realizado novo pedido de utilização do FGTS para parte da prestação, nem alteração de data de vencimento.

A CAIXA reforça que o pedido para esta negociação deverá ser feito pelo cliente onde o município possua Decreto de Calamidade Estadual ou Municipal por fenômenos naturais.

A renegociação feita no contrato é informada ao Sistema de Informações de Créditos (SCR) do Banco Central e passa a constar do histórico do contrato, podendo essa informação ser consultada pelas demais Instituições Financeiras.

COMO REALIZAR A PAUSA?

A solicitação poderá ser feita por pelo próprio cliente através do Portal da Habitação no endereço https://habitacaodigital.caixa.gov.br/acesso-cliente, ou no WhatsApp CAIXA no número 0800 104 0 104, opção (negociar dívidas), ou ainda de maneira prática no Aplicativo HABITACAO CAIXA (opção pagamentos > renegociação > pausa calamidade).

Caso precisar, você ainda poderá ir até a agência da CAIXA mais próxima para solicitar a renegociação.

Aproveite hoje mesmo para colocar seu contrato em dia!
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.