12/09/2019 às 08h19min - Atualizada em 12/09/2019 às 08h19min

33 picadas de escorpião em pessoas são registradas em Ibitinga

“Limpeza é a chave para evitar a infestação de escorpiões”, apontou Marcio Magliochi, chefe do departamento de vigilância epidemiológica de Ibitinga.

Portal Ternura
A população de Ibitinga deve intensificar o combate preventivo ao escorpião. A Prefeitura de Ibitinga, através da vigilância epidemiológica do SAMS, já registrou 33 picadas do aracnídeo em pessoas e a captura de 220 escorpiões neste semestre.
“Limpeza é a chave para evitar a infestação de escorpiões”, apontou Marcio Magliochi, chefe do departamento de vigilância epidemiológica de Ibitinga. “Cada morador precisa fazer a sua parte. Sujeira serve de moradia perfeita para o escorpião”, frisou.
Telhas amontoadas, lixo acumulado, tijolos e restos de materiais de construção em meio a madeiras podem abrigar aracnídeos como o escorpião. “A Prefeitura reforçou a limpeza de terrenos públicos, as visitas residenciais e a conscientização midiática. Mas é necessária a colaboração de cada cidadão”, reiterou Magliocchi.
O morador, além de manter seu terreno limpo, também pode se proteger de outras formas. Uma delas é colocar telas em ralos da casa, que impedirão o acesso do escorpião à residência pelos encanamentos.
Outras medidas protetivas são manter lixeiras fechadas, afixar soleiras de portas e ao entardecer fechar as janelas. No quintal, veja se as paredes, sobretudo dos muros, não possui rachaduras e frestas. Estas também podem abrigar o escorpião. Tape-as com cimento.
“Uma ação preventiva importante é tomar o cuidado de não deixar roupas de cama em contato com o chão, principalmente de berços, que por precaução também devem estar afastadas da parede”, indicou o agente de endemias César Anversa.
Os adultos também devem tomar cuidado com os sapatos. Não são incomuns os incidentes com escorpião que estavam dentro de um calçado. “Por isso, outra dica é bater os sapatos contra o chão antes de calçá-los”, ensinou ainda César.
Vale ressaltar que é importante notificar o aparecimento ou a captura do escorpião aos órgãos competentes. Para isso, há o número do SAMS 3352-7080 (solicite falar com a vigilância epidemiológica) e também a ouvidoria municipal pelo telefone 0800-774-1441.
A captura ou o abatimento de um escorpião deve ser feito com cuidado. Em caso de dúvida, medo ou receio do aracnídeo, chame os órgãos competentes. O Corpo de Bombeiros (193) também pode ser acionado.
Assista: "O que fazer ao ser picado por escorpião?"
RESUMO DAS DICAS
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.