09/09/2019 às 07h10min - Atualizada em 09/09/2019 às 07h10min

Entidades de Ibitinga se mobilizam em campanha pela prevenção ao suicídio

A Prefeitura, junto a secretarias, autarquias, entidades, conselhos e associações, promoverão atividades em diversos locais, datas e horários.

Portal Ternura
Foto: Divulgação
 
A cidade de Ibitinga começou a campanha ‘Setembro Amarelo’, de prevenção ao suicídio. A Prefeitura, junto a secretarias, autarquias, entidades, conselhos e associações, promoverão atividades em diversos locais, datas e horários.
Palestras, bate-papo em grupos de apoio, rodas de conversa, plantio de árvores, cine-debate, passeios de valorização à temática, oficinas com jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e capacitação para profissionais da área estão incluídas nas ações deste mês.
“Falar sobre suicídio é necessário e fundamental. Quanto mais abordamos o tema, mais damos a oportunidade de a pessoa se expressar e dar um novo significado para a vida”, incentivou a psicóloga Patrícia Zago.
Em Ibitinga, o engajamento da campanha envolve CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, SAMS, Santa Casa, Secretaria de Desenvolvimento Social, ASSARI, CAPS/AD, CMDCA, Centro Dia do Idoso, Projeto Guri, Rotaract Club, além de escolas e profissionais voluntários da Saúde Mental.
“Trata-se de uma campanha fortíssima de valorização da vida, capaz de mudar o rumo de uma pessoa em sofrimento e salvá-la por meio de apoio”, comentou a terapeuta ocupacional Talita Valle, coordenadora do CAPS.
“Usaremos todo esforço possível para levar informações às pessoas e mostrar que há saída para o sofrimento e esta saída não está em tirar a vida, mas em viver plenamente”, complementou Tuca, coordenadora do CRAS.
As ações alcançam, inclusive, os alunos da APAE. A associação exibirá filme temático, seguido de debates e rodas de conversa com os alunos. “E para fechar com chave de ouro, iremos realizar com os alunos um plantio de mudas de árvore ipê amarelo, cor símbolo da conscientização desta campanha”, revelou Maria Cristina Miqueleto de Godoy, coordenadora pedagógica da APAE.
Rotary, Rotaract e Interact Club não ficaram de fora. As ações dos membros envolvem distribuição de cartazes aos comércios da cidade. “Ao mesmo tempo, iremos incentivar os proprietários comerciais a enfeitarem seus estabelecimentos com laços e outros adereços da cor amarela”, disse Aline Lopes, do Rotaract Club.
“As ações de conscientização e prevenção ao suicídio é algo permanente”, lembrou Talita Valle. “É ideal que tudo isso não fique restrito ao mês de setembro. Procuramos legitimar o que as pessoas sentem e acolhê-las diariamente o ano todo”, frisou a terapeuta do CAPS.
A conscientização será potencializada em redes sociais, rádio, sites e outras ferramentas oficiais da Prefeitura. Uma das informações que serão reforçadas é o número 188, do CVV (Centro de Valorização da Vida), especializado em atender pessoas em situação de profundo sofrimento psicológico por meio do telefone.
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.