04/09/2019 às 08h33min - Atualizada em 04/09/2019 às 08h33min
Ministério da Saúde suspende campanha de vacinação antirrábica no Estado de SP
Em nota oficial, o Governo Federal informou que a remessa do imunobiológico deve ficar pronta em novembro.
Portal Ternura
A campanha de vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos está suspensa em todo o Estado de São Paulo. De acordo com o Ministério da Saúde, o laboratório produtor da vacina reprogramou o cronograma da entrega do produto.
Em nota oficial, o Governo Federal informou que a remessa do imunobiológico deve ficar pronta em novembro. No entanto, a logística de distribuição da vacina não deve ocorrer antes do mês de dezembro.
Apesar da nota informativa oficial do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Ibitinga tenta apoio e intercessão de deputados, Governo Estadual e Governo Federal para normalizar a distribuição na cidade.
“Estamos oficiando todos os órgãos possíveis para tentar reverter o desabastecimento ou agilizar o recebimento das vacinas no município de Ibitinga. Sabemos que o problema afeta todas as cidade do Estado, mas queremos fazer o possível para normalizar esta questão tão importante o quanto antes”, disse Cristina Arantes, prefeita de Ibitinga.
A vacina é obrigatória por Lei
O Centro de Zoonoses de Ibitinga ressalva que, apesar da campanha estar suspensa em todo o Estado, a vacinação antirrábica – canina e felina - é obrigatória por lei.
“É uma vacina que deve ser aplicada nestes animais uma vez ao ano. A raiva é uma doença grave que pode ser transmitida ao homem”, informou o médico veterinário Lucas de Amorim. “As pessoas, donas destes animais, devem procurar pelo imunobiológico em clínicas particulares”, indicou o profissional.
Em Ibitinga, a vacina antirrábica custa, em média, R$ 20,00 na maioria das clínicas particulares. A imunização canina e felina deve ser feita uma vez a cada 12 meses, de acordo com a carteira de vacinação do animal, a partir do terceiro mês de vida.
Sobre a raiva animal
A raiva canina e felina é uma zoonose considerada gravíssima e fatal, que pode ser transmitida (inclusive ao homem) através da mordida, salivação ou arranhadura do animal. A vacina canina e felina é o principal instrumento de prevenção.
Fonte: Prefeitura de Ibitinga