03/09/2019 às 10h19min - Atualizada em 03/09/2019 às 10h19min

Projeto social promove aulas de futebol na Vila Simões, em Ibitinga

Escolinha de futebol tem como objetivo tirar jovens da rua.

Portal Ternura
Equipe da Vila Simões tem treinos às segundas e quartas. Foto: Chico
 
Um projeto na Vila Simões está mudando a realidade de Ibitinga. Francisco Alves Barreto, o Chico, idealizou a escolinha de futebol em abril e 4 meses depois começou a colocar em prática na cidade. A ideia foi criar um time para tirar os jovens da rua e, se possível, revelar atletas para o mundo do esporte.
Os treinos começaram no mês de agosto e são realizados às segundas e quartas das 16h às 18h. Segundo Chico, os treinos são fundamentais para tirar os jovens da rua e ocupar as pessoas: “É importante pensar que esse exercício e o compromisso ocupa pessoas que poderiam estar ociosas, sem fazer nada. Além disso, é um esporte, ou seja, faz bem a saúde das pessoas” explicou Chico.
O projeto exige que os alunos tenham regularidade e frequência. Qualquer pessoa pode participar, desde que não tenha faltas consecutivas e justifique as ausências. Chico salienta que isso ajuda a sempre ter o projeto organizado e preenchido.
No momento em que o aluno entra no projeto é preciso assinar uma ficha com todos os dados cadastrais. Dessa forma, os professores tem um fácil acesso aos familiares de cada aluno para fazer o acompanhamento do aluno, tanto dentro quanto fora do projeto.
Além de Chico, Derley e Márcio também participam da escolinha como treinadores. Os dois ministram os treinos e aplicam exercícios diferentes em cada aula. Hoje, são 28 alunos que frequentam as aulas da escolinha.
O projeto também tem como objetivo, em um segundo plano, a revelação de atletas para o cenário regional, estadual e até nacional. A análise de desempenho dos atletas é feita pelos dois técnicos, que avaliam as possibilidades de enviar jovens para peneiras de clubes da região. Segundo Chico, “para viagens como estas, o dinheiro é arrecadado por meio de rifas”.
O campo usado para treino foi cedido pela Prefeitura e fica ao lado do Vilaggio. A bola e os uniformes foram adquiridos por meio de doações dos empresários locais. “A equipe tem material suficiente, hoje, para treinar. A gente tem o objetivo de disputar campeonatos na região também” afirmou Chico.
A escolinha ainda não tem nome definido, mas vai homenagear o Grupo de Rosa de comunicação devido ao apoio da equipe ao projeto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.