28/08/2019 às 11h47min - Atualizada em 28/08/2019 às 11h47min

Dia “Quebrando o Silêncio” é instituído em Ibitinga

Data visa conscientizar a população em relação à violência doméstica.

Portal Ternura
Nesta terça feira foi aprovado na Câmara Municipal um Projeto de Lei que institui o Dia Municipal Quebrando o Silêncio em Ibitinga. O dia instituído será o quarto sábado do mês de agosto de cada ano. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os abusos e violências domésticas na cidade.
O Quebrando o Silêncio é um projeto educativo da Igreja Adventista. O dia já é promovido pela igreja em oito países da América do Sul desde 2002: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A ideia é atender à uma demanda de idosos, crianças, adolescentes e mulheres - que sofrem diariamente no mundo todo com violência doméstica - no sentido de orientação para as vítimas e conscientização da população como um todo.
A violência doméstica pode se manifestar de diversas formas como agressão, ameaças, abusos morais e sexuais, assédios dentre outros. Segundo o PL, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública registrou nos últimos anos um aumento dos casos de violência doméstica. No ano de 2015 o Disque 180 (a central de atendimento para mulheres que recebe denúncias de violência, reclamações sobre os serviços de rede de atendimento à mulher e que fornece orientação sobre direitos das mulheres e a legislação) divulgou um aumento de 129% no número total de relatos de violências sexuais (estupro, assédio, exploração sexual), representando uma média de 9,53 registros por dia.
O Brasil registrou um estupro a cada onze minutos, considerando, no entanto, que estes números sejam apenas 10% do total dos casos que realmente aconteceram. Cerca de 70% das vítimas eram crianças ou adolescentes.
Todas as atividades do dia Municipal Quebrando o Silêncio poderão ser promovidas pela Prefeitura por meio dos setores competentes. O dia Quebrando o Silêncio passa a integrar o calendário municipal de Ibitinga.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.