15/08/2019 às 07h11min - Atualizada em 15/08/2019 às 07h11min
Reunião estratégica potencializa medidas de combate a escorpiões
Só no mês de julho, 100 destes aracnídeos foram capturados pela vigilância epidemiológica.
Portal Ternura
Foto: Divulgação
Os escorpiões voltaram a aparecer em quantidade que exige alerta, em Ibitinga. Só no mês de julho, 100 destes aracnídeos foram capturados pela vigilância epidemiológica. Por isso, a Prefeitura Municipal potencializou as medidas de combate ao aracnídeo.
Na manhã de terça-feira, dia 13, uma ‘Sala de Situação Arbovirose’ reuniu diversos setores da administração pública para discutirem formas de ações contra o problema.
“Queremos, desde já, evitar o aumento da infestação de escorpiões na cidade. É um trabalho amplo que envolve ações nos setores da Saúde, mas também da Educação, do Meio Ambiente, dos Serviços Públicos, Comunicação Social e outras áreas”, disse Queila Pavani, enfermeira diretora do SAMS.
As estratégias abrangem os trabalhos práticos de busca, monitoramento e captura dos animais peçonhentos, bem como o reforço nos serviços de limpeza e organização de locais públicos. Além disso, serão ampliadas as atividades de conscientização por meio de visitas, palestras escolares, panfletos e informativos midiáticos em rádio, jornal e internet.
APOIO DA POPULAÇÃO
A guerra contra o escorpião – e outras pragas, como o mosquito da dengue – é feita com trabalho de limpeza. A prevenção mais eficaz contra aracnídeos e insetos é manter quintais, terrenos e ruas sem o acúmulo de entulhos formados por lixo ou restos de materiais de construção.
“Limpeza é a chave para evitar a infestação de escorpiões”, apontou Marcio Magliochi, chefe do departamento de vigilância epidemiológica de Ibitinga. “Cada morador precisa fazer a sua parte. Sujeira serve de moradia perfeita para o escorpião”, frisou
Vale ressaltar que não existe veneno eficaz contra o escorpião. Lançar sobre o animal algum tipo de produto pode piorar o problema, pois o aracnídeo se reproduzir ainda mais rápido em meio ao estresse e à ameaça.
SEMPRE notifique!
É importante notificar o aparecimento ou a captura do escorpião aos setores responsáveis. A maneira mais prática de se fazer isso é através do aplicativo ‘eOuve’, da Ouvidoria Municipal de Ibitinga (saiba como funciona aqui)
“A partir da notificação, encaminhamos agentes ao local do aparecimento do aracnídeo e verificamos se há outros animais no lugar. Aproveitamos para fazer o trabalho de conscientização nas proximidades e alertar os moradores”, disse César Anversa, agente de endemias.
Outra forma de notificar os casos é ligando na Ouvidoria no número 0800 774-1441 ou ainda no setor da vigilância sanitária, que é o (16) 3352 7080.
“Cabe salientar que a Santa Casa de Ibitinga é referência em sorologia contra picadas de escorpião. Em casos de acidentes, mantenha a calma e procure a UPA. A maioria das picadas de escorpião causa apenas dor”, lembrou a médica Luciana Sgarbi.
Fonte: Prefeitura de Ibitinga