14/08/2019 às 15h55min - Atualizada em 14/08/2019 às 15h55min
Vereadores se reúnem com CPFL para apresentar necessidades de Ibitinga
A equipe do Portal Ternura conversou com Leopoldo Oliveira que explicou como foi a reunião e quais são as demandas do município
Portal Ternura
Reunião contou com a presença de representantes regionais da CPFL. Fot: Diego Mádaro / PORTAL TERNURA
Os vereadores de Ibitinga se reuniram com os representantes regionais da CPFL para apresentarem demandas municipais e tentar achar soluções. Uma das necessidades expostas pelo vereador Leopoldo de Oliveira é em relação aos postos de atendimento da companhia na cidade.
Segundo Leopoldo, o único posto da CPFL tem hoje dois funcionários trabalhando: um estagiário e um contratado regular. “Uma das demandas da cidade é a implementação de um novo posto de atendimento ou um novo credenciamento de um comércio pro lado do Jardim América, Paulo de Biasi, que são bairros mais movimentados da cidade. O Marquinho pegou a proposta e levou lá para ver essas duas possibilidades” afirmou o vereador.
Leopoldo assumiu desconhecer o atendimento da CPFL pela internet. Mesmo assim, explicou que a implementação de um novo posto é importante porque “algumas pessoas tem dificuldade de acessar a internet ou não tem acesso. Por isso, facilita ter um posto para orientar e auxiliar no atendimento”.
Outro ponto discutido na reunião foi a manutenção da iluminação pública em diversos bairros. Em 2013, a ANEEL determinou a transferência da responsabilidade sobre a iluminação pública para os municípios, e não mais para as empresas de energia. O poder público local entrou com uma liminar alegando que não teria condições de fazer a manutenção por falta de caminhões e profissionais capacitados e especializados.
A liminar venceu o prazo e a Prefeitura entrou na justiça para pedir novamente a liberação. Na reunião, foi discutida entre as partes quem ficaria com a manutenção da iluminação municipal. Foi decidido que a CPFL faria somente a manutenção dos equipamentos. A Prefeitura tem de arcar com o custeio da instalação de novos materiais.
CIP
A Contribuição de Iluminação Pública (CIP) é uma taxa que todo cidadão paga para a iluminação da cidade. O dinheiro pago pela taxa vai para os cofres públicos do município. A Câmara Municipal já aprovou um Projeto de Lei para desvincular o recurso arrecadado na CIP e utiliza-lo em outras atividades, mas essa regulamentação não foi efetivada ainda em Ibitinga.
O poder público local tem o interesse em dar andamento no PL para utilizar esse dinheiro em outras demandas.