14/08/2019 às 11h04min - Atualizada em 14/08/2019 às 11h04min

Cerol em pipas é pauta de reunião do CONSEG

Além do uso de cortantes, iluminação pública e calçamento também foram discutidos.

Portal Ternura
No Brasil, são registradas pelo menos 10 mortes por cerol por ano. Foto: Claudio Vieira /Claudio Vieira
O Conselho comunitário de Segurança de Ibitinga (CONSEG) realizou nesta terça feira uma reunião aberta para dar continuidade em algumas pautas discutidas no mês de julho. O assunto principal abordado foi o uso do Cerol materiais cortantes nas linhas de pipa. O Conselho tem se planejado para propor formas do poder executivo fiscalizar e punir a venda e o uso destes materiais.
O presidente do Conseg, Renan Rabelo Rosa, explica que há um período do ano em que a situação se agrava, oferecendo maiores riscos para a população: “A gente sabe que o maior uso desse material é no meio do ano, então por isso estamos nos planejando para combater a partir do ano que o uso desse material e dessa prática criminosa”.
Renan já elaborou um rascunho de projeto de lei e está articulando com a Polícia Militar o acabamento do PL para poder encaminhar à Câmara Municipal. O objetivo inicial é combater a venda dos produtos para menores e o uso desses produtos em qualquer lugar da cidade. “A ideia é coibir essa prática. Não queria determinar um espaço para soltar pipa, mas se for preciso vamos propor isso” afirmou o presidente do Conseg.
Já há uma lei estadual que proíbe o uso do cerol e produtos cortantes nas linhas de pipas e papagaios. Não é determinada responsabilidade penal (dever de responder judicialmente sobre o crime cometido), mas quem for pego fazendo uso do material tem que pagar o valor de 5 UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), equivalentes a R$ 132,65.  Se um menor for encontrado usando cerol e similares, os pais serão responsáveis.
Outras pautas
Na reunião desta manhã ainda foi discutido o calçamento na rua Sétimo Montanaro e ao lado da feira do bordado. As calçadas estão com buracos e precisam de reparos. Outro assunto abordado foi a iluminação pública, principalmente na Praça Romana. A fiação antiga já precisa de reparo e manutenção, segundo os membros do Conseg.
A reunião do Conseg foi na Câmara Municipal às 9h30.  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.