13/08/2019 às 14h29min - Atualizada em 13/08/2019 às 14h29min

Estação de Esgoto: primeiros testes já são realizados em Ibitinga

Estação de Tratamento de Esgoto vai diminuir o impacto ambiental do despejo de resíduos no município.

Portal Ternura
ETE tem obras finalizadas e já está em fase de testes. Imagem: Acervo Prefeitura de ibitinga
 
O município de Ibitinga iniciou testes com “lodo de esgoto” na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que em breve será inaugurada. O processo antecede o funcionamento pleno da obra que terá a capacidade de tratar 100% do esgoto municipal através de processos químicos e biológicos de decomposição.
O “lodo de esgoto” para testes foi trazido da estação de tratamento existente em Matão/SP e o procedimento irá acelerar a plena operação da ETE de Ibitinga.  O tratamento é feito por meio de ‘processo anaeróbio’.
“Este lodo contém bactérias anaeróbias, que em palavras simples consomem as impurezas presentes. O esgoto entra contaminado e sai livre de grande parte das impurezas (70%). Depois, o esgoto passa por outros processos, voltando à natureza com até 95% de eficiência no tratamento”, explicou didaticamente Frauzo Ruiz Sanches, agrônomo secretário de Agricultura e Meio Ambiente.
De acordo com o SAAE, esta fase de testes deve durar aproximadamente três meses. Após este período, a ETE estará apta para entrar em seu pleno funcionamento.
Benefícios
Atualmente, em Ibitinga, todos os dejetos carregados pelos encanamentos residenciais e comerciais caem nos rios e riachos causando sérios prejuízos ao meio ambiente. Com a ETE em funcionamento, Ibitinga diminuirá esse impacto negativo do esgoto.
“Para se ter uma ideia da importância desta Estação, basta considerar que no Brasil apenas 10% do esgoto é tratado de forma integral. Ter uma ETE no município representa um ganho inestimável para o meio ambiente, elevando Ibitinga a ser uma referência de proteção à natureza no quesito de tratamento de esgoto”, concluiu Frauzo.
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.