12/08/2019 às 12h07min - Atualizada em 12/08/2019 às 12h07min

Alunos de Ibitinga apresentam trabalhos científicos na Inglaterra

Quatro alunos do Centro Paula Souza apresentaram dois projetos de aplicativos em evento cientifico que reuniu mais de 600 alunos de mais de 100 países

Portal Ternura
LIYSF é realizado em Londres há 62 anos. Imagem: Acervo da página do Fórum
 
No final de julho quatro alunos de Ibitinga foram participar do 61º Fórum Internacional de Ciências da Juventude de Londres – LIYSF 2019. Os alunos do Centro Paula Souza (ETEC) levaram dois projetos aprovados entre projetos de mais de 100 países.
O primeiro dos projetos é um aplicativo de smartphone que visa a conscientização da população para a coleta seletiva e preservação do meio ambiente.  O ECOLETA foi desenvolvido por Leandro Matoso, Eduardo Abreu e Maycon Oliveira que viajaram para representar a cidade.
O outro projeto se chama First Aid e foi feito por Hugo Luiz Lazzare dos Santos. O aluno do ensino médio é programado para dar dicas de primeiros socorros. O aplicativo contém instruções de como agir em situações de emergência para pessoas que não têm formação na área da saúde.
Para o vice prefeito, Frauzo Sanchez, a participação dos alunos em um evento desse porte é importante em muitas frentes: “É muito importante termos alunos da nossa ETEC participando de eventos nacionais e internacionais, porque além do conhecimento específico que eles vão adquirir, a rede de relacionamentos que eles constroem é importante. A informática, a relação com as pessoas, o networking é muito importante na vida profissional no futuro desses alunos. Na geração de oportunidades para os alunos, professores e até para o município” explicou Frauzo.
O objetivo da prefeitura é implementar os dois aplicativos na cidade. O First Aid (primeiros socorros em livre tradução) é mais simples para ser usado na cidade, já que instrui sobre diversas situações que acontecem diariamente. Já o ECOLETA está atrelado diretamente á coleta seletiva. Ibitinga não tem coletiva seletiva, e o aplicativo estabelece uma comunicação para seleção e agendamento dos materiais recicláveis.
“Nós já queríamos estar com a coleta seletiva implementada no município. A gente quer ter, até o início do ano que vem, a coleta seletiva em Ibitinga. Um dos aplicativos gerados, o E-Coleta, vai ajudar muito nesse sentido, porque todo cidadão vai poder entrar em contato com alguma empresa que faz a coleta desse material, vai ter instruções sobre como fazer a seleção e vai poder agendar com as empresas a recolha desse material” afirma Frauzo.
Para as passagens e estadia na Inglaterra, os alunos pediram ajuda para a Prefeitura de Ibitinga. O poder público não tinha condições de custear a viagem deles, mas fez uma campanha com os empresários da cidade para arrecadar dinheiro. O vice prefeito conseguiu juntar quase R$ 8.000,00 para pagar a ida de Hugo Luiz e da professora Lia.
Foram 600 alunos de todo o mundo para o LIYSF 2019, com uma premiação para os 10 melhores. O evento durou duas semanas e contou com exposições, atividades e palestras.   
    
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.