07/08/2019 às 15h10min - Atualizada em 07/08/2019 às 15h10min
Mãe lança livro de filho vítima de tragédia em Ibitinga
Há 5 anos, Valdirene Francisco perdeu seu filho em acidente de trânsito. José Vinicius estava prestes a terminar de escrever um livro, lançado em 2016.
Portal Ternura
A história do menino que não terminou seu livro. Assim pode ser definida a trajetória de José Vinicius Francisco Anzolin. O menino de apenas 15 anos foi um dos 13 mortos no acidente de ônibus em Ibitinga, há 5 anos atrás. Vinicius tinha como sonho de ser modelo, mas a literatura era seu porto seguro.
“Ele estudava de manhã, chegava, nem almoçava e já participava de uma aula de leitura coma professora Raquel. Quando chegava final de semana ele não queria sair com os amigos. Ele ia para um seringal lá em Borborema. Ele ia com o livrinho dele, uma caneta e já ia escrevendo” relembra Valdirene Francisco, mãe de José Vinicius.
O livro ‘A vida é uma viagem’ estava sendo escrito pelo adolescente até o dia do acidente e Vinicius não conseguiu termina-lo. Para Valdirene, finalizar a obra seria uma forma de manter a memória do menino viva para sempre: “Ele deixou o legado dele e jamais vai ser apagado. Eu como mãe vou lutar até o fim pra isso”.
Depois do acidente, Valdirene se dedicou a terminar e publicar o livro. Procurou ajuda de pessoas que conseguiriam dar o auxílio textual e editorial. A professora de literatura Raquel ajudou a terminar a parte escrita e coletar os depoimentos. Olga Magalhâes foi responsável pela editoração, revisão, montagem de capa e publicação do livro. O livro foi finalizado e publicado em 2016 e a primeira edição teve mil exemplares, vendidos até hoje pela mãe de José Vinicius para divulgar a história e os sonhos do menino.
A obra é um romance infanto-juvenil, voltado para os pré-adolescentes e adolescentes. O título do livro pensado pelo menino era ‘Heróis do Passado’, mas logo antes de subir no ônibus, Vinicius publicou em sua conta de Facebook a frase: “A vida é uma viagem. Uma pena que eu estou aqui só de passagem”. Segundo Valdirene, a editora “preferiu colocar parte desse trecho como título do livro, já que era um trecho muito forte”.
O livro pode ser encomendado pelo telefone (16) 99961-9120 por whatsapp ou chamada.
O acidente
O acidente ocorreu em 2014 na rodovia Deputado Leonidas Pacheco Ferreira, em Ibitinga. A turma do 8º ano da escola Dom Gastão Liberal Pinto, de Borborema, fazia uma excursão para São Paulo. O ônibus saiu na noite do dia 26 de outubro de 2014 e voltava na noite do dia 27 quando se chocou com um caminhão tanque.
O acidente vitimou 13 pessoa, sendo 9 alunos, 3 professoras e 1 diretora. Outros 24 ficaram feridos. As investigações descobriram que o motorista do ônibus invadiu a faixa contraria. Os motivos podem ser o cansaço e a falta de sinalização.