13/07/2019 às 08h53min - Atualizada em 13/07/2019 às 08h53min
Gestantes do município de Ibitinga terão novidades durante o pré-natal
Portal Ternura
As gestantes do município de Ibitinga terão mais um recurso de apoio durante o pré-natal. Um sistema de tecnologia fará orientações e manterá contato com as grávidas da cidade através do celular, sem custo algum para elas, através do Prenacel.
“Prenacel é um sistema desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP). Ele envia diversos tipos de orientações individuais para cada gestante durante o período gestacional, por meio de mensagens via SMS”, resumiu o professor da faculdade, Dr. João Paulo Souza.
Na prática, as gestantes do município receberão de três a quatro mensagens por semana, com orientações sobre a gravidez, dicas de saúde, segurança gestacional e até sobre a situação do bebê.
“O sistema identifica o período gestacional de cada gestante e dispara, automaticamente, mensagens de grande importância para elas, levando tranquilidade, conscientização e informação sobre a mulher, o bebê e outras questões da gravidez”, explicou Livia Ciabati, aluna de doutorado da Faculdade, que ajudou a desenvolver o sistema, em Ribeirão Preto.
Além das mensagens automáticas, o sistema também é capaz de interagir respondendo questões e dúvidas enviadas pelas gestantes. Neste caso, a enfermeira da unidade da gestante enviará a resposta personalizada, de acordo com a necessidade de cada gestante.
“O sistema tem um campo onde aparecem todas as dúvidas que a gestante envia por SMS e permite a interação com ela ali mesmo. A gestante não paga nenhum centavo por isso e pode enviar quantas mensagens ela quiser”, explicou Livia.
Na tarde de ontem (10), enfermeiras do SAMS receberam o primeiro treinamento de uso do sistema Prenacel. O cadastro das gestantes está sendo feito e logo será usado pela autarquia.
Pioneiro
Ibitinga é a primeira cidade do País a utilizar oficialmente o sistema. Antes, o Prenacel foi testado e avaliado em Ribeirão Preto, pelos doutores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, onde se constatou alguns benefícios.
“Por exemplo, percebeu-se que essa interação via SMS proporcionou menor evasão das mulheres nas consultas e em pesquisa comprovamos que a mulher se sente mais tranquila durante a gestação e preparada para a hora do parto”, explicou o professor João Paulo.
Fonte: Prefeitura de Ibitinga