05/07/2019 às 07h41min - Atualizada em 05/07/2019 às 07h41min
Começa hoje a campanha de detecção de hepatite virais
A campanha vai percorrer vários bairros da cidade, cada dia em uma unidade de saúde.
Portal Ternura
Imagem: Divulgação
As unidades de saúde de Ibitinga se preparam para o ‘Julho Amarelo’, uma campanha de prevenção e detecção da hepatite dos tipos B e C. As ações começam hoje e seguem até dia 27 de julho e os moradores poderão fazer o teste que permite a identificação da doença.
“A campanha vai percorrer vários bairros da cidade, cada dia em uma unidade de saúde. A programação tem como objetivo levar a conscientização e a prevenção em várias regiões do município”, informou Simone Zeponi, enfermeira coordenadora da ação. As hepatites B e C são doenças graves que atingem o fígado e podem causar cirrose hepática, câncer e até morte. Podem ser transmitidas por sangue contaminado presente em objetos, material não esterilizado, procedimentos cirúrgicos e relação sexual desprotegida.
Considerada silenciosa, a hepatite quase nunca apresenta sintomas. “Por este motivo, o teste é indicado a todos. É melhor prevenir do que desconhecer a presença da doença deixando-a evoluir para um quadro grave de saúde”, alertou Simone.
O teste é feito por meio de uma picada no dedo. Com algumas gotas de sangue, é possível identificar a presença da doença. O resultado sai na hora, minutos depois do teste. Em caso afirmativo, a pessoa é orientada e encaminhada para tratamento médico.
DATAS E LOCAIS
Dicas de prevenção
- Evite o contato com sangue.
- Não compartilhe alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar e escovas de dente.
- Use sempre preservativo (camisinha) nas relações sexuais.
- Faça o teste gratuito.
- Vacine-se contra o tipo B (em três doses). Ainda não existe vacina para o tipo C.
Fonte: Prefeitura de Ibitinga