14/06/2019 às 08h14min - Atualizada em 14/06/2019 às 08h14min
Santa Casa realiza a primeira cirurgia de marca-passo definitivo
Portal Ternura
Foto: Divulgação
A primeira cirurgia para a implantação de marca-passo definitivo, após mais de 30 anos, foi realizada com sucesso na Santa Casa de Ibitinga, nesta quinta-feira (13-06). O acontecimento marca uma nova era na Saúde de Ibitinga, nosso hospital está apto e equipado, oferecendo toda segurança para a realização de procedimentos mais complexos.
Segundo o médico cardiologista da Santa Casa, Dr. Willian Haddad, o procedimento é pioneiro na Santa Casa de Ibitinga. Esse tipo de cirurgia leva em torno de duas horas, o paciente tem rápida recuperação e normalmente recebe alta no dia seguinte, retornando a vida normal em 30 dias apenas, com recomendações simples de não sobrecarregar em exagero o membro superior do mesmo lado em que o marca-passo foi implantado.
O marca-passo é um dispositivo que pode corrigir ou apenas melhorar algumas anormalidades do ritmo cardíaco. De acordo com o Dr. Edmir Jose Sai Filho, especialista em Estimulação Cardíaca Arterial, o paciente que necessita de um marca-passo tem um coração que pulsa de forma lenta e geralmente apresenta sintomas como tonturas ou vertigens, desmaios, cansaço aos pequenos esforços, falta de ar e inchaço nos membros inferiores que, com a implantação do aparelho, esses sintomas podem deixar de existir.
Foto: Divulgação
A iniciativa inédita do Dr. Willian Haddad, com apoio da Diretoria Clinica e Técnica da Santa Casa de Ibitinga, foi uma grande conquista para o hospital, indicando um pontapé inicial para a medicina Cardíaca na Santa Casa, assim os pacientes de Ibitinga e Região poderão contar com mais este recurso e não precisarão ir longe para conseguir realizar o procedimento. A partir de agora a Santa Casa iniciará tentativas de acordos com Convênios e Governo (SUS), para credenciamento do Hospital em cirurgias como implante de marca-passo, e procedimentos médicos cardíacos.
A Santa Casa contou com a participação do cirurgião de Bauru Dr. Edmir José Sai Filho, a auxiliar Dra. Adriana Silva, o anestesista Dr. Vitor Takakura, a enfermeira chefe do centro cirúrgico Marcia dos Santos Dall’Aqua e o assessor técnico, engenheiro da Biotronik Sr. Fernando Boldrin.