10/06/2019 às 10h39min - Atualizada em 10/06/2019 às 10h39min
Missão Redentorista: momento extraordinário de evangelização
Portal Ternura
Imagens: Divulgação
As Santas Missões Populares Redentoristas, são um momento extraordinário de evangelização “kerigmática” e vivencial de uma comunidade cristã, visando à conversão fundamental e à vivência comunitária. São meios eficazes de renovação periódica e vigorosa da vida cristã nas paróquias, apresentando-se assim como um serviço de colaboração com as Igrejas Particulares.
Elas têm como objetivo principal evangelizar populações, grupos e multidões pastoralmente mais abandonadas, respondendo às urgências pastorais da Igreja no Brasil e atingindo nossos destinatários específicos, embora de forma não exclusiva. Por meio delas, faz-se a pregação explícita e extraordinária da Boa Nova do Evangelho, para a conversão fundamental, permitindo suscitar e formar Comunidades Eclesiais de Base e satisfazer às aspirações da religiosidade popular, ao mesmo tempo em que promovem a integração dessa religiosidade com o processo de conscientização crescente.
Proclamar explícita e extraordinariamente a Boa Nova, exigindo uma decisão da pessoa diante de Cristo; Favorecer e possibilitar a criação de Comunidades de Base; Criar vida de comunhão e participação comunitária intensa; Renovação vigorosa da vida cristã; Evangelizar todos os membros da comunidade cristã; Celebrar de forma orientada a piedade popular; Celebrar a Reconciliação e a Eucaristia; Despertar e fortalecer uma preocupação constante com a perseverança; Dar uma catequese básica da vida cristã; suscitar novas lideranças são os objetivos principais das Santas Missões Redentoristas. Evangelizar, anunciando as verdades fundamentais da vida cristã. Propor a conversão pessoal e comunitária, na e para a comunidade sintetizada no Tema: “Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade”. Dessa forma, as Paróquias Santa Teresa d’Ávila, Imaculada Conceição, Senhor Bom Jesus e São Pedro e São Cristóvão estão vivenciando este tempo especial da graça de Deus. Com uma equipe de 37 missionários redentoristas, formada por Noviços, frater, Irmãos Redentoristas, Irmãs Missionárias e padres, a terceira fase da Missão acontecerá entre os dias 07 e 23 de junho.
No processo de preparação formamos nas paróquias 533 novos líderes e a formação de 206 grupos de famílias aos quais chamamos de setores missionários. Além das celebrações nas comunidades, uma equipe fará as missões nas escolas de uma forma ecumênica, cujo objetivo é refletir sobre os valores fundamentais da vida e as relações humanas. Você, caro leitor (a) poderá se integrar a uma comunidade mais próxima de você bem como nos acompanhar pelas ondas da Rádio Ibitinga que abriu as portas e os microfones para a evangelização. Estamos felizes e esperançosos, pois o povo ibitinguense é muito receptivo, religioso, piedoso e bondoso. E fazer esta experiência de Igreja em saída está sendo fantástico. São pessoas que valorizam o padre, pedem bênção e procuram viver vida de comunidade.
A comunidade está correspondendo ao projeto apresentado e pode fortalecer a sua fé e renovar o seu compromisso com a Igreja-comunidade. A missão é de Deus e Ele nos confiou esta tarefa. O Espírito Santo vai à nossa frente nos conduzindo, nos orientando e nos impulsionando para a missão. É Ele que continua à frente das comunidades e setores missionários fortificando-os na caminhada de perseverança. Muitos frutos já apareceram e acreditamos que muitos outros virão, uma vez que o bom povo se abriu à graça e à ação Dele.
Acreditamos ainda que a motivação e o incentivo dos párocos – uma vez que eles são os primeiros missionários – suas paróquias missionárias continuarão gerando mais discípulos missionários para Jesus Cristo e seu Reino.
Pe. Ivair Luiz, CSsR – Coordenador das Santas Missões Redentoristas na Paróquia Imaculada Conceição