11/05/2019 às 09h10min - Atualizada em 11/05/2019 às 09h10min
Reunião discute Ronda Rural em Ibitinga e Tabatinga
Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga em conjunto com a Prefeitura Municipal de Ibitinga e com a base da Polícia Militar buscam medidas para melhorar a segurança do produtor rural em suas propriedades.
Portal Ternura
Por: Maria Angélica Castellace
No último dia 03 de maio (sexta-feira), foi realizada uma reunião com a diretoria do Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga representada pelo presidente Sérgio Quinelato, com o vice-prefeito e Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Frauzo Ruiz Sanches e com o Capitão Plinio Augusto Filomeno do 13º Batalhão da Polícia Militar em Ibitinga. O objetivo da reunião foi pedir o retorno do programa Ronda Rural, considerado de suma importância para a garantia da segurança de proprietários, produtores e trabalhadores rurais nos municípios de Ibitinga e Tabatinga.
Foto: Divulgação
O Programa Ronda Rural leva segurança para a população das áreas dos municípios e além de intimidar o grande aumento de furtos e roubos nas propriedades rurais. A presença da Polícia Militar efetuando as rondas rurais de forma constante e em grande escala, para inibir ainda mais ocorrências policiais nestes locais. Uma vez que, vem ocorrendo constantemente devido ao aumento de criminosos praticando esses delitos.
O Capitão observou que a zona rural recebe também um patrulhamento de outros programas de policiamento nas áreas rurais e que são feitas operações com foco direcionado, inclusive com o apoio da Polícia Ambiental.
Foto: Divulgação
Como surgiu
O programa surgiu em 2002, quando o Sindicato Rural fez a doação de duas viaturas à Polícia Militar para atender a vigilância na área rural desses dois municípios (Ibitinga e Tabatinga). Desde então, o Sindicato oferece o apoio necessário para que o programa seja realizado regularmente, de forma efetiva e trazendo mais segurança, paz e tranquilidade a toda população rural.
Como contribuir
De acordo com o Capitão Plinio Augusto Filomeno do 13º Batalhão da Polícia Militar, o morador do bairro pode colaborar com este trabalho informando o mais rápido possível quando avistar veículos ou pessoas estranhas transitando nos corredores ou estradas municipais, pelos telefones (16)3342-0190 ou (16)3342-2444 ou pela Vizinhança solidária. Além disso, é muito importante que as vítimas de atividades criminosas (agressões, furtos, roubos, etc), que aconteçam nas suas propriedades, não deixem de registrar a ocorrência policial.
Vizinhança Solidária
Com o ‘Programa Vizinhança Solidária’ foi criado um grupo no WhatsApp por bairros rurais e dentre eles tem um tutor, cidadão local, líder comunitário, que é instruído pela PM acerca de prevenção primária entre outras ações. Também foram instaladas placas por bairros para uma melhor visualização e segurança. O intuito é alcançar uma proximidade entre vizinhos em prol da segurança de todos, aumentar o contato da polícia com a comunidade e reduzir os índices criminais e deter infratores.
Boletim eletrônico
O Boletim eletrônico tem o objetivo de registrar uma ocorrência de uma forma rápida e segura. As investigações sobre crimes registrados em boletins eletrônicos são realizadas pelas delegacias de polícia das áreas ou municípios onde foram praticadas as ocorrências. Ajude a melhorar a segurança na área rural. Denuncie pelos telefones (16) 3342-0190 ou (16) 3342-2444.