07/05/2019 às 07h56min - Atualizada em 07/05/2019 às 07h56min

Caminhada de conscientização para o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes acontece hoje, 18

O ponto de encontro é no CREAS, localizado na Rua Rosalbino Tucci, nº 620, Centro.

Portal Ternura
A Prefeitura de Ibitinga começou, no último dia 13 de maio, a Semana de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação conta com uma série de atividades e é realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, CREAS e Conselho Tutelar.
A iniciativa começou com uma palestra destinada aos educadores que atuam no município, no dia 14, no CIEI. Ao longo da semana haverá a promoção de vídeos e spots em redes sociais e mídia, tratando sobre o assunto.
No dia 17, sexta-feira, houveram atividades lúdicas nas escolas envolvendo o símbolo da campanha. “A flor é o símbolo da campanha de enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Ela lembra os desenhos da primeira infância e associa a fragilidade de uma flor com a de uma criança”, disse Renata Jacob, secretária de Desenvolvimento Social.
 
ESPECIAL: DIA 18
Neste sábado, dia 18, toda a população ibitinguense será mobilizada. Foi organizada uma passeata, às 8 horas, para impactar a comunidade e lembrar a data. O ponto de encontro é no CREAS, localizado na Rua Rosalbino Tucci, nº 620, Centro.
No mesmo dia, às 9h30, haverá apresentações musicais de crianças e adolescentes dos grupos Frente de Lata e Projeto Guri. O evento acontece na sede do CREAS, com direito a suco e pipoca.
 
O que é a Campanha 18 de Maio?
Trata-se de uma mobilização nacional, onde a sociedade civil e o poder público se unem para a conscientização e sensibilização da necessidade de se combater o abuso, a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Através da prevenção e despertando as pessoas para a importância das denúncias quando este tipo de caso ocorre.
Como se iniciou essa mobilização?
Tudo começou há 46 anos, a partir do brutal assassinato de uma criança de 8 anos na cidade de Vitória, onde três homens de família rica estupraram, espancaram, drogaram e jogaram fogo no corpo da criança, de nome Araceli, e o jogaram no mato.
Depois de uma investigação truncada, esses homens foram condenados, mas recorreram da decisão judicial. O novo juiz levou 5 anos investigando e ao final desse tempo entendeu que não havia provas suficientes, e como muitas testemunhas haviam morrido no decorrer do processo, foram absolvidos.
A sociedade se mobilizou, houve cobertura da mídia, porém até hoje, 46 anos depois, esses homens não foram presos, porém Araceli foi esquecida pela Justiça da época, mas não será esquecida passando a ser um dos símbolos dessa campanha. Em 2000, o Congresso Nacional instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na data da morte de Araceli.

 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.