16/04/2019 às 07h15min - Atualizada em 16/04/2019 às 07h15min
Prefeitura amplia ainda mais as ações de combate ao mosquito da dengue
Agentes de endemias começaram a nebulização nas casas.
Portal Ternura
Foto: Divulgação
O combate ao mosquito da dengue foi ampliado, nesta segunda-feira (15), em Ibitinga. De acordo com a Prefeitura Municipal, as equipes de agentes de endemias do SAMS iniciaram a nebulização nas casas dos munícipes.
A ação é chamada de "bloqueio" e visa eliminar o Aedes aegypti em bairros onde houve o registro da doença. O reforço se soma a outras ações realizadas pelo departamento responsável pelo controle de endemias, como as visitas constantes, a eliminação de criadouros, a conscientização e a limpeza de terrenos públicos.
A nebulização se iniciou nesta segunda-feira pela Vila São José. O local foi priorizado por já ter dois casos confirmados e estar próximo à UPA. Segundo o SAMS, todos os bairros com a presença confirmada da doença receberão o “bloqueio”. Antes da nebulização, os agentes passam casa por casa comunicando a ação aos moradores.
Foto: Divulgação
NÚMEROS
Ibitinga possui 41 casos confirmados de pessoas que contraíram o vírus da dengue. O número é baixo, se comparado com cidades da região. Porém, o alerta das autoridades continua ao considerar que Ibitinga é uma cidade turística.
Bauru, por exemplo, registrou a maior epidemia de casos da doença de toda a história e lidera o ranking, no Estado de São Paulo, com 10 mil pessoas com dengue. Doze pessoas já morreram com a doença, em Bauru.
NEBULIZAÇÃO NÃO SUBSTITUI CUIDADOS EM CASA
A nebulização age matando o Aedes aegypti em sua forma adulta. Entretanto, para combater larvas e ovos do mosquito, é necessária a ação pessoal de cada morador, eliminando a água acumulada em qualquer recipiente aberto.
Foto: Divulgação
Fonte: Prefeitura de Ibitinga