25/03/2019 às 07h42min - Atualizada em 25/03/2019 às 07h42min
Polícia Militar consegue salvar homem que tentava cometer suicídio
Ação foi rápida e salvamento ocorreu na casa da vítima, na Vila Izolina.
Portal Ternura
Na tarde do último sábado (23), a Polícia Militar realizou atendimento a uma ocorrência de tentativa de suicídio. O fato aconteceu por volta das 17 horas, quando uma testemunha acionou o 190 e informou que ouviu um barulho na casa do vizinho e notou algo de errado.
A equipe policial de imediato compareceu no local, numa residência sediada na Vila Izolina, quando após observar uma atitude suicida do morador, arrombou a porta de entrada do imóvel e socorreu a vítima que precisou de massagem cardíaca e o SAMU foi chamado. Graças ao empenho dos policiais, foi possível o salvamento do homem que foi encaminhado ao Pronto Socorro da Vila Maria e atendido. A vítima não corre risco de morrer.
SUICÍDIO
O tema suicídio é um assunto bastante fragilizado quando evidenciado pela mídia. Os índices são alarmantes quando falamos em número de pessoas que cometem suicídio, considerando apenas a macro região do Centro Oeste Paulista. Segundo especialista na área comportamental, o desejo e o sintoma que é demonstrado por uma pessoa que deseja tirar a própria vida, está totalmente ligado ao ambiente (familiar, de trabalho, social) que a vítima interage.
Há várias situações que podemos destacar como condutoras dos pensamentos suicidas, a exemplo da depressão, uma doença que embora seja universal, afeta de maneira diferente cada pessoa em profissões diferentes, situações intra-familiares, entre outros mecanismos que desencadeiam o desejo de tirar a própria vida.
De acordo com o psiquiatra Doutor Woodrow Delano Wilson, é preciso falar sobre o tema suicídio. "Quanto mais falarmos, maior é a prevenção. Não devemos divulgar, expor o ato em si, mas sim falar dele sempre, como mecanismo de defesa".