22/03/2019 às 15h20min - Atualizada em 22/03/2019 às 15h20min
Prefeitura organiza musicalização como terapia para ansiedade e depressão
CAPS/AD utiliza música como recurso terapêutico em grupo
Portal Ternura
Foto: Divulgação
“Quem canta seus males espanta”. Essa frase, considerada clichê, é bem verdade. Tanto, que a Prefeitura de Ibitinga, por meio do CAPS/AD, organizou um grupo terapêutico de música como forma de terapia para ansiedade e depressão.
A iniciativa já está em funcionamento e conta com o apoio de professor de violão, psicólogas e terapeutas. De acordo com Patrícia Zago, psicóloga do CAPS/AD de Ibitinga, a musicalização resulta numa série de benefícios à saúde mental das pessoas que sofrem com o transtorno de ansiedade.
“É uma medida para acalmar e relaxar que ela pode trazer diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e outros estímulos”, disse Patrícia Zago. “Isso acontece porque a música ativa o centro de prazer do cérebro, assim como o chocolate, por exemplo. Ela libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar e, por isso, tem sido usada por médicos, terapeutas e preparadores físicos como tratamento de diversos problemas”, explicou a psicóloga.
Foto: Divulgação
As aulas são ministradas pelo professor Geraldo Nicola, em uma parceria com a ASSARI. Com seu violão, Geraldo aplica as técnicas de musicalização e motiva os participantes a expressarem seus sentimentos através da voz.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Para participar do grupo, é necessário passar por triagem. As profissionais do CAPS avaliam o paciente e destinam os mesmo aos projetos da unidade, de acordo com as necessidades da pessoa. Além deste projeto, o CAPS oferece outros com foco terapêutico, como artesanato.
O CAPS/AD fica na Rua Lourdes Vareschi, 251, no Jardim América. O atendimento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. O local contra com médico psiquiatra, psicólogos, terapeutas e artesãos para construir ações e projetos multidisciplinares na área da Saúde Mental.
Fonte: Prefeitura de Ibitinga