11/03/2019 às 10h13min - Atualizada em 11/03/2019 às 10h13min

Ibitinga já tem 11 casos de dengue confirmados pelas autoridades

Número de recipientes com larvas encontrados pelos agentes aumentou exponencialmente

Portal Ternura
Ibitinga já confirmou em laboratório 11 casos de dengue. O número representa um alerta para a população, que precisa redobrar o combate ao Aedes aegypti. De acordo com o departamento de Vigilância Epidemiológica, o número de recipientes encontrados com larvas do mosquito quase que dobrou, nas residências.
Os dados mostram que foram vistoriados 4.322 imóveis em fevereiro e, desses, 422 apresentavam criadouros com larvas. O número de recipientes nestas condições aumentou 64%, se comparado a janeiro.
De acordo com Marcio Magliochi, chefe do departamento de Vigilância Epidemiológica, o número de casos confirmado, apesar de ser pequeno, representa um risco.
“Estamos em uma cidade turística e todo cuidado é pouco. É verdade que de 2017 para cá, os dados mostram uma queda gigante nos casos de dengue na cidade. Se olharmos para os registros de 2016, por exemplo, veremos que nos meses de janeiro e fevereiro tiveram 1392 casos. Em 2017 foram só 10, em 2018, 11, e em 2019 apenas quatro. Mas, ainda assim, estamos em alerta”, informou Marcio.
Segundo dados oficiais, algumas cidades da região estão com epidemia da doença. Vale lembrar, portanto, os principais cuidados para eliminar o Aedes aegypti, que além de dengue, pode causar doenças como zika vírus e chikungunya.
- Limpe as calhas do seu imóvel
- Não deixe água acumular sobre sua calha
- Guarde garrafas de ponta cabeça
- Faça a destinação correta de pneus velhos e nunca os deixe ao relento ou descobertos
- Lave recipientes que armazenam água, como bebedouros caninos e depósito de degelo
- Vasos com plantas aquáticas devem ser limpos constantemente
- Vasos comuns de plantas devem estar cobertos com terra
- Mantenha a caixa d’água coberta
- Em resumo, elimine de qualquer objeto que possa acumular água no quintal  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.