25/02/2019 às 07h44min - Atualizada em 25/02/2019 às 07h44min

Deputados e ex-ministro da Presidência da República participam de oficina em Ibitinga

Alexandre Padilha, Márcia Lia e Edinho Silva discutiram papel das redes sociais na política e o momento atual

Portal Ternura
A Frente Democrática de Ibitinga e o Partido dos Trabalhadores realizaram neste fim de semana um debate sobre o papel das redes sociais na política atual e as propostas à frente com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O evento contou com a participação do prefeito de Araraquara, *Edinho Silva* (PT), ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, do deputado federal *Alexandre Padilha* (PT-SP), ex-ministro da Saúde, e da deputada estadual *Márcia Lia* (PT-SP). A oficina foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de Confecção e Bordados de Ibitinga e região.

Foto: WhatsApp
 
Ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho destacou o papel das plataformas de *redes sociais* na distribuição de informação. _"[A rede social] democratiza a comunicação. A produção de conteúdo deixa de ser monopólio dos meios de comunicação tradicionais. Qualquer cidadão pode produzir conteúdo"_, disse.
Padilha, que foi ministro da Saúde de 2011 a 2014 e agora está no mandato de deputado federal, fez uma análise das propostas colocadas no Congresso Nacional, entre elas a *reforma da Previdência*. Também falou sobre o cenário de aumento do *desemprego* em Ibitinga com o aumento do uso de máquinas nas fábricas e a crise econômica.  _"Aqui em Ibitinga, estava conversando com um pessoal do setor do bordado e eles comentam que o período que teve mais pleno emprego foi durante os investimentos públicos do Minha Casa Minha Vida, expansão da construção civil, porque as pessoas acabavam comprando uma cortina, um edredom, o que movimentava a economia"_, afirmou.

Foto: WhatsApp
 
Márcia Lia, cuja atuação na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo é ligada aos movimentos de moradia, atribuiu à crise econômica e à política dos últimos governos o aumento do *déficit de moradias no Brasil*. Segundo estudo da FGV divulgado em outubro do ano passado, o déficit cresceu 3,1% em 2017. São Paulo é o estado com maior déficit de domicílios: 1,8 milhão em falta. _"O governo federal praticamente acabou com o Minha Casa Minha Vida. Abriu mais financiamento para quem era de classe média, para quem ganha mais de três salários mínimos. Isso fez com que o déficit [habitacional] aumentasse. O deputado não tem como executar [programas de moradia], ele legisla e fiscaliza. A gente tem que cobrar e exigir esses programas de moradia. A gente acompanha a execução dos programas de moradia e cobra muito o governo do estado e o federal", afirmou.

Foto: WhatsApp

Alexandre Padilha - Ex-ministro da saúde e deputado federal - Foto: Divulgação
 
Fonte: Professor Zé Geraldo*
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.