22/02/2019 às 08h00min - Atualizada em 22/02/2019 às 08h00min
Prefeitura faz 400 atendimentos psicológicos por mês, em Ibitinga
Fila de espera foi reduzida após gestão estratégica de atendimento
Portal Ternura
A Prefeitura de Ibitinga, por meio do SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde), realiza cerca de 400 atendimentos psicológicos por mês. As consultas são realizadas para crianças, adolescentes, jovens e adultos, no Núcleo de Saúde Mental, bem como no CAPS/AD.
De acordo com Roseli Mochi, diretora administrativa do SAM, o tempo na fila de espera por agendamento foi reduzido. “O atendimento a esses pacientes foi agilizado graças a algumas ações promovidas pelas profissionais envolvidas, tanto no Núcleo, como no CAPS/AD”, disse a diretora.
Os encaminhamentos são feitos por diversas formas. “As escolas, por exemplo, agora seguem um protocolo para identificar e qualificar uma criança para o tratamento”, disse a psicóloga Fabiana Porto Alegre. “Isso não só agiliza o processo, como também possibilita todo um trabalho em conjunto com escola, família e aluno” complementou a profissional.
Em média, a sessão de um paciente atendido pela rede de saúde mental é de 40 minutos. Além das consultas individuais, há no município de Ibitinga as terapias em grupo. No CAPS/AD, por exemplo, houve 25 atendimentos nesse formato, só no mês de janeiro. Cada um, com 10 pessoas.
Foto: Divulgação
Fonte: Prefeitura de Ibitinga