12/02/2019 às 10h50min - Atualizada em 12/02/2019 às 10h50min

Prefeitura alerta população para não se descuidar com mosquito da dengue

Cidades da região já registram epidemia da doença e o combate depende de cada cidadão

Portal Ternura
A Prefeitura de Ibitinga reforçou campanhas de combate ao Aedes aegypti. O mosquito, causador de doenças graves como a dengue, chikungunya e zika vírus, se prolifera na água parada e a prevenção depende de cada morador.
A dengue já se apresenta com força em algumas cidades da região, como Bauru e Araraquara. Juntos, os municípios somam mais de 2.800 casos confirmados, segundo informações divulgadas na imprensa.
Ibitinga confirmou apenas dois casos, mas já está em estado de alerta. “O mutirão da limpeza que a Prefeitura fez claramente auxiliou muito a eliminação de criadouros do Aedes aegypti”, disse César Anversa, do controle de vetores. “Porém, a população precisa urgentemente criar o hábito de manter seus terrenos e quintais livres da água parada”, complementou.
Para isso, é necessário verificar semanalmente a residência em busca de locais que possam acumular água. Uma tampinha de refrigerante com água é suficiente para criar dezenas de larvas depositadas pelo mosquito. Confira as dicas de limpeza:
 
DENTRO DE CASA
Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas sempre limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
 
AÇÃO PÚBLICA
Através do departamento de Controle de Vetores do SAMS, a Prefeitura de Ibitinga realiza visitas residenciais para orientar e verificar casas e logradouros comerciais. Além disso, veicula vídeos educativos, posts informativos nas redes sociais, programas de rádio sobre o assunto e matérias para todos os canais de mídia da cidade. Escolas municipais também promovem palestras de conscientização.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.