08/02/2019 às 14h52min - Atualizada em 08/02/2019 às 14h52min
Após mutirão, moradores sujam ruas novamente e prejudicam limpeza da cidade
Prefeitura de Ibitinga começará a multar proprietários que não colaboram
Portal Ternura
Foto: Divulgação
O mutirão da limpeza da Prefeitura de Ibitinga já beneficiou 90% dos bairros da cidade e recolheu mais de 5.000 toneladas de entulhos e materiais inservíveis. No entanto, já há registros de que locais favorecidos pelos serviços estão sujos novamente.
A Vila Maria, por exemplo, que foi um dos primeiros bairros atendidos pelo mutirão, já apresenta ruas com entulhos e materiais inservíveis nas calçadas. Alguns terrenos baldios – particulares e públicos – estão com o mesmo problema.
“Presenciamos vários bairros que, após a passagem do mutirão, já apresentam resíduos que não deveriam estar nas ruas”, lamentou o secretário de serviços públicos, Luiz Antonio Guedes. “O correto, é o morador descartar esses materiais em caçambas”, complementou.
O mutirão da limpeza, feito pela Prefeitura de Ibitinga desde o dia 14 de janeiro, é uma ação atípica e não obrigatória. Fora do mutirão, é terminantemente proibido descartar restos de construções, madeiras e móveis inservíveis na rua.
Prefeitura começará a notificar moradores
A Secretaria de Trânsito de Ibitinga começará a notificar moradores que descartam os materiais nas ruas. Os trabalhos se iniciam pelos bairros já atendidos pelo mutirão da limpeza.
“As notificações objetivam avisar o morador sobre sua responsabilidade em manter as ruas limpas e realizar a destinação correta de seus materiais, por meio de caçambas. Em caso de descumprimento da medida, o morador poderá ser multado pelo art. 245 da CTB, que trata sobre a obstrução de vias públicas”, informou o secretário de Trânsito, Cláudio Alcalá.
Importância da limpeza
O aparecimento de escorpiões nas casas das pessoas tem muito a ver com a sujeira das ruas. Entulhos são moradias perfeitas para o aracnídeo. Removendo os materiais, elimina-se a incidência dos animais peçonhentos. A limpeza ainda envolve o combate a roedores e outras pragas, incluindo o Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika.