19/01/2019 às 07h25min - Atualizada em 19/01/2019 às 07h25min
Ibitinga: mutirão já recolheu 1 milhão de quilos de entulhos e inservíveis
Prefeitura estendeu cronograma e objetiva realizar os serviços em todos os bairros
Portal Ternura
Foto: Prefeitura/Divulgação
O mutirão da limpeza de Ibitinga recolheu, nos cinco primeiros dias de ações, 1.184 toneladas de entulhos e outros materiais inservíveis. O número representa a lotação de 174 caminhões. Os trabalhos já foram realizados em diversos bairros da cidade e continuam na próxima semana.
De acordo com a Prefeitura, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações que visa a limpeza da cidade e o combate de pragas.
“Uma cidade limpa e organizada não só deixa as ruas mais bonitas, como também evitam problemas com pragas”, disse o secretário de Administração, Antonio Carlos Feitosa. “O aparecimento de escorpiões, por exemplo, é evitado assim, removendo entulhos. Sem falar na eliminação de possíveis criadores de mosquitos, insetos e roedores”, complementou o secretário.
Junto aos trabalhos do mutirão, a Prefeitura realiza roçagem e capinação na vegetação de praças. “No cronograma, temos 20 praças para fazer nas próximas semanas e os serviços também serão feitos nos jardins de escolas e creches municipais”, informou João Anselmo, secretário de Serviços Públicos da Prefeitura.
Novo cronograma
Devido à demanda grande, a Prefeitura decidiu estender o cronograma dos serviços. Alguns bairros, datados na programação, ainda não receberam os serviços.
“Porém, a população pode ficar tranquila, pois a ordem é realizar o mutirão em todos os bairros de Ibitinga. Estamos com o cronograma um pouco atrasado, mas não deixaremos de fazer o trabalho”, confirmou o secretário de Administração.
O novo cronograma está na página da Prefeitura no Facebook.
Serviço atípico
A remoção de entulhos não é de responsabilidade da Prefeitura. Por lei, é obrigação do morador descartar seus materiais em local apropriado ou contratar serviço particular de caçambas, por exemplo.
“Infelizmente, alguns moradores tem o mau hábito de despejar entulhos e outros materiais em terrenos baldios. Por isso, é bom reforçar que fora do ‘mutirão’, que é uma ação atípica da Prefeitura este ano, despejar entulhos na rua pode caracterizar crime ambiental. Por isso pedimos a colaboração do cidadão de bem para que denuncie atos irregulares de descarte de entulhos. Só assim poderemos manter a cidade limpa e organizada”, pediu Feitosa.