18/01/2019 às 07h52min - Atualizada em 18/01/2019 às 07h52min

Ibitinga: jovens do JEPOE iniciam fase de trabalhos comunitários junto a curso de qualificação

Os alunos estão distribuídos em setores de paisagismo, monitoria, atendimento e outros

Portal Ternura
Foto: Prefeitura Múnicipal de Ibitinga
Os alunos do JEPOE (Jovens no Exercício do Programa de Orientação Estadual) iniciaram a segunda fase do programa. Após passarem por aulas teóricas sobre ética e cidadania, os participantes agora realizam curso de qualificação e, no contra turno, trabalhos comunitários nas repartições públicas.
De acordo com Renato Antunes, gestor do JEPOE em Ibitinga, os jovens estão distribuídos em setores de monitoria, atendimento, organização, zeladoria e paisagismo.
“Além de contribuírem nos serviços públicos, esses valorosos jovens acabam aprendendo algumas funções”, disse Renato. “Por exemplo, temos dois jovens ajudando na recepção da Prefeitura. Eles atendem telefonemas e lidam com o público”, exemplificou Antunes.
A prestação de serviços comunitários ao município está no cronograma do convênio firmado entre Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo. Os alunos auxiliam secretarias do Meio Ambiente, Trânsito, Relações do Trabalho, Turismo, Recursos Humanos e também na Santa Casa. Todos, desempenhando funções auxiliares.
Curso de qualificação
Desde o dia 07 de janeiro, os 140 alunos participam de curso de qualificação de Auxiliar de Veterinário; Monitoria e Recreação Esportiva; Manutenção Predial; Paisagismo e Elaboração de Projetos Sociais.
Com o programa, os jovens podem escrever uma nova história de vida. E, como exemplo, pode-se destacar o jovem Abner Rachan.
“Há alguns meses a minha vida estava ruim. Morava sozinho, não tinha disciplina, bebia muito e usava drogas. O JEPOE me ajudou a reformular minhas ações e hoje me considero uma nova pessoa”, contou o aluno.
Vale ressaltar que o programa é destinado a jovens e adolescentes de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade. Como incentivo, o JEPOE garante ao estudante uma bolsa de R$ 500,00.
“O JEPOE tem a missão de mostrar para esses alunos o caminho do bem e da disciplina. Acreditamos que a educação é o melhor caminho para isso e deixamos para esses jovens uma perspectiva positiva da realidade”, expressou Francisco Palhares, coordenador geral do JEPOE, em Ibitinga.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.