15/01/2019 às 09h14min - Atualizada em 15/01/2019 às 09h14min
Prefeitura realiza laudo de custos do Teatro Municipal para decidir o destino da obra milionária
Prédio permanece com apenas sua 1ª etapa conclusa há mais de 10 anos. Municipalidade busca solução com a participação popular.
Portal Ternura
Foto: Portal Ternura
Por Robson de Rosa
A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga está fazendo um laudo de custos para mostrar o que todo mundo já sabe: a quantidade de milhares de reais necessária para concluir o prédio do Teatro Municipal, considerado um 'Elefante Branco' para os cofres públicos, obra paralisada há anos no centro da cidade.
O prédio está com sua construção suspensa há mais de 10 anos, e já custou milhões e diversas alterações no projeto original.
De acordo com a Prefeita Municipal Cristina Maria Kalil Arantes, com este laudo em mãos, a Chefe do Executivo propõe apresentar à população, a quantidade (enorme) de dinheiro que ainda é necessária para concluir o teatro, e a partir daí, ofertar a possibilidade de realização de um referendo popular e ou audiência publica, para participação popular e soluções para o destino daquele prédio.
Como colocar a obra no chão é crime e configura improbidade administrativa, o que fazer com os milhões já investidos? Uma das hipóteses mais provávies, é tornar o prédio um espaço para abrigar secretarias e ou um Centro de Convenções/Eventos.
O que não pode continuar é o prédio do Teatro Municipal servindo de moradia para os moradores de rua e craqueiros, que encontraram no local o abrigo ideal para se esconder e dormir.
Uma das secretarias que deve ocupar o prédio do Teatro Municipal é a da Educação ou a da Cultura. Este que por sua vez pode acolher o acervo do Museu Duílio Galli e assim economizar o aluguel do prédio atual que é pago pelo município. Da mesma forma seria a Secretaria da Educação, que também está instalada em prédio locado pelo município.
O jeito é aguardar este laudo e os próximos passos da Prefeitura para ver qual será o destino do nosso.. Elefante Branco!