14/12/2018 às 14h36min - Atualizada em 14/12/2018 às 14h36min
Ibitinga terá Central de Monitoramento com câmeras de vigilância em 2019
Convênio foi firmado pela prefeita Cristina Arantes com o DadeTur.
Portal Ternura
A Prefeita de Ibitinga, Cristina Arantes, assinou nesta quarta-feira (12) convênio com o DadeTur, que permite a implantação de uma Central de Monitoramento em Ibitinga. Câmeras de vigilância poderão ser instaladas na cidade em 2019.
De acordo com a Secretaria de Segurança, Trânsito e Tecnologia, o investimento garantido no convênio é no valor de R$ 549.691,61 e prevê vigilância eletrônica em diversas áreas públicas do centro turístico e estradas principais do município.
“A Central será operada e monitorada 24 horas por dia pela Guarda Municipal”, informou o secretário da pasta, Claudio Alcalá. “A captação das imagens será repassada à Polícia Militar e garantirá maior segurança aos moradores, lojistas, feirantes e turistas”, complementou Claudio.
Com a vigilância eletrônica em funcionamento, atos criminosos, ilícitos e vandalismos serão inibidos. Além disso, a Central de Monitoramento auxiliará a Polícia Civil nas investigações criminais, podendo agilizar processos e gerar inquéritos pautados em evidências gravadas em vídeo.
Vale ressaltar que o investimento - aprovado pelo COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e apoiado em reuniões do CONSEG (Conselho de Segurança) e do COMUTRAN (Conselho Municipal do Trânsito) - também ajudará no controle do trânsito e poderá ser usado para levantamentos estatísticos sobre números de ônibus que visitam a Estância Turística de Ibitinga.
Segundo a Prefeitura, o sistema será licitado no início do ano que vem. A previsão é de que a implantação da Central de Monitoramento seja feita no segundo semestre de 2019.