28/11/2018 às 09h41min - Atualizada em 28/11/2018 às 09h41min
Broto de girassol é alternativa de rentabilidade para produtores rurais
Além de ser uma ótima opção de investimento, essa cultura possui diversos benefícios e auxilia na cura de diversas doenças
Portal Ternura
A agricultura tem um forte papel não só na vida do brasileiro, mas mundialmente. O produtor rural garante segurança na alimentação, contribui na redução dos efeitos das mudanças climáticas, promoção na saúde humana e também produz um recurso natural nas produções de antibióticos. São diversos alimentos nutritivos e até com benefícios naturais.
Foto: Divulgação
Muitas pesquisas com solos resultaram até em medicamentos para uma das doenças mais temidas e agressivas, o câncer. Com alimentos naturais é possível curar diversas enfermidades. Um exemplo disso é que em Ibitinga (SP), a produtora rural e associado do Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, Salete Felícia Tonizza de Almeida, passou a produzir broto de girassol, pois depois de diversas pesquisas descobriu que essa cultura contribui na prevenção de HIV, é um ótimo auxiliar para quem faz quimioterapia e também indicado para os idosos.
A produtora rural contou que quem orientou no cultivo e lhe passou as informações básicas sobre a cultura foi seu sobrinho, professor agrônomo da Universidade do Rio de Janeiro, Wellington Mary. “O broto de girassol é rico em ômega três, muito utilizado para ser consumido em sucos, saladas e até in natura”, afirmou Salete.
Foto: Divulgação
Nesta cultura, encontra-se uma riqueza de fitoquímicos, betacaroteno, vitamina E, substâncias antioxidantes que contribuem para a saúde e o bem-estar geral. A produtora relatou que antigamente as pessoas utilizavam mais produtos naturais para a cura de doenças gravíssimas. Porém, mesmo com a medicina avançada, muitos pesquisadores têm descoberto é possível encontrar antibióticos em culturas naturais.
Estudo do broto de girassol
O professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Wellington Mary, se envolveu em um trabalho voluntário para tratamento de pessoas com câncer, que não tinham condições de produzir ou comprar para consumo próprio. Com isso, descobriu a potencialidade nutricional de alguns alimentos como: brotos de trigo, girassol, brócolis e resolveu se aprofundar mais nos temas.
“O broto de girassol possui um grande poder nutricional e terapêutico, com as pesquisas, estudos, eu descobri que é um ótimo tratamento para as pessoas que possuem câncer. Com esse projeto, comecei a estudar um meio de adaptar a tecnologia às nossas condições de clima aqui do Rio de Janeiro, alta temperatura e umidade relativa do ar e como cultivar o broto do girassol”, contou Wellington.
Atualmente o mercado está conhecendo estes produtos, principalmente os chefes de restaurantes para finalização de pratos, porém o grande trunfo é o poder nutricional e terapêutico dos brotos.