09/11/2018 às 07h47min - Atualizada em 09/11/2018 às 07h47min
USP apresenta à Prefeitura sistema de celular que pode auxiliar gestantes de Ibitinga
O sistema envia dicas, orientações e lembretes às grávidas, durante o pré-natal
Portal Ternura
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ibitinga estuda implementar, na rede de saúde, o sistema ‘Prenacel’, software de disparos de SMS destinado a auxiliar gestantes de Ibitinga durante o pré-natal e a fase puérpera. O ‘Prenacel’ foi desenvolvido por equipe de especialistas da USP/Ribeirão.
A possibilidade foi apresentada nesta terça-feira (8) pelo médico Dr. João Paulo Dias de Souza, do departamento de medicina social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Com o sistema seria possível enviar dicas, orientações, lembretes e, ainda, interagir com as gestantes.
Foto: Divulgação
“Este sistema já foi testado e implementado na cidade de Ribeirão Preto. Com ele, as mulheres se tornam mais preparadas devido às informações e o acompanhamento de sua gestação. As mensagens enviadas tratam sobre o desenvolvimento da gestação e os cuidados que a mulher tem que ter neste período, inclusive comunicando a época das vacinas, por exemplo, e também informações sobre a preparação para o parto”, explicou o Dr. Souza.
O sistema foi apresentado por meio de convênio e parceria firmados entre a Prefeitura e a Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão. O evento teve a presença de autoridades da administração pública de Ibitinga, bem como dos profissionais da rede municipal de saúde.
A apresentação contou com a explicação técnica de Livia Ciabati, aluna de doutorado do departamento de medicina social, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Ela explica que o sistema é gratuito para a usuária, que pode, inclusive, responder as mensagens gratuitamente, mesmo que esteja sem créditos ou sem acesso à internet.
“O sistema dispara essas mensagens de acordo com a idade gestacional de cada mulher, que recebe o conteúdo e pode responder as mensagens sem custo algum. O profissional de saúde, neste caso, tem um controle individual para monitorar a comunicação com cada gestante”, disse Livia.
Foto: Divulgação
Aos homens
O Prenacel possibilita ainda o disparo de SMS ao parceiro da gestante. “Esse é um detalhe muito importante, pois age de forma a conscientizar estes homens sobre a relação e o envolvimento dele com a mulher. Isso pode amenizar conflitos e gerar maior participação do homem com a gestante”, detalhou o doutor João Paulo Dias de Souza.