07/11/2018 às 07h59min - Atualizada em 07/11/2018 às 07h59min
Mulheres atendidas pelo CAPS AD produzem bonecas africanas na terapia
Cerca de 15 mulheres fazem os trabalhos que, além de terapêuticos, ensinam forma de ganhar dinheiro
Portal Ternura
Foto: Divulgação
Bonecas africanas tomaram forma pelas mãos de mulheres atendidas pela CAPS/AD de Ibitinga. O Centro de Atenção Psicossocial promove a atividade artesanal há três meses e é uma das terapias usadas no local.
De acordo com a psicóloga Patrícia Zago, a ação melhora sintomas da depressão. “Esse trabalho manual trabalha a coordenação motora, a socialização, autoestima, autocuidado e troca de experiências, sendo assim uma atividade terapêutica”, explicou a profissional do CAPS/AD.
Foto: Divulgação
As bonecas africanas são confeccionadas com material reciclável, como jornal e tiras de tecido. “Usamos retalhos, tinta PVC, fita... É um trabalho 100% manual e o trabalho fica lindo, pois essas bonecas são feitas com cores vibrantes e as peças ficam graciosas”, contou a artesã responsável pelas aulas, Luciana Ribas.
Renda Extra
Além da terapia em si, o trabalho artesanal serve de incentivo para que as mulheres possam ganhar uma renda extra. “Muitas delas estão desempregadas ou afastadas. Elas podem confeccionar as peças em casa e depois vender para ganhar um dinheirinho a mais”, disse Patrícia Zago.
Foto: Divulgação