03/09/2018 às 10h20min - Atualizada em 03/09/2018 às 10h20min

Rotaract Club de Ibitinga realiza palestra sobre valorização da vida neste sábado, 22

Campanha Nacional visa valorizar à vida e prevenção ao suicídio.

Portal Ternura
O Rotaract Club de Ibitinga dedica seu trabalho, neste mês, especialmente à campanha 'Setembro Amarelo' - mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio.
Em algumas pesquisas podemos encontrar os dados de suicídio no Brasil e no mundo. Segundo a OMS (2015) “estima-se que 800 mil pessoas morram desta forma anualmente, uma a cada 40 segundos, o que equivale a 1,4% dos óbitos totais”. No Brasil as estimativas também preocupam, pois os dados entre 2011 e 2015 divulgados pelo Ministério da Saúde mostram um aumento do índice de suicídio que chega em média a 5,7 suicídios a cada 100 mil habitantes. No Brasil são cerca de 11 mil suicídios ao ano. Apenas para termos uma noção disso, seria o mesmo que em média 30 pessoas tirarem suas próprias vidas por dia no Brasil. Quando pensamos nos jovens está entre a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.
Alguns apontamentos da Organização Mundial de Saúde são de que “embora o índice masculino global seja em torno de duas vezes maior, chegando ao triplo em países desenvolvidos, as mulheres tentam em maior quantidade, mas os métodos utilizados pelos homens são mais letais (armas de fogo e enforcamento), o que impacta diretamente os números. Estima-se que pessoas do sexo feminino tentem se matar duas vezes mais que os homens”.
Pensando justamente na importância do trabalho de prevenção, conscientização e orientação à comunidade sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, que o Rotaract Club de Ibitinga em parceria com o Rotary e Interact Club de Ibitinga, e o apoio da Associação Comercial, Alves Empreendimentos Imobiliários e Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga vem promover a Campanha do Mês Setembro Amarelo.
Ao longo deste mês de setembro, algumas ações consistirão no propósito de trabalhar a importância dos cuidados com a saúde mental, e ressaltando: segundo em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam que mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente.
Uma das ações será a divulgação por meio de cartazes em estabelecimentos que desejem apoiar a iniciativa decorando suas vitrines e estabelecimento com enfeites, adereços ou produtos do seu ramo da cor amarela e afixando o cartaz que contém informações sobre o Setembro Amarelo e o Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone discando 188, pelo e-mail: [email protected] e pelo chat no site https://www.cvv.org.br/.
Outra ação será uma Palestra sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio com profissionais da saúde mental neste sábado, dia 22 de Setembro, às 17 horas, na Escola Estadual Victor Maida. Um evento totalmente gratuito e com vagas limitadas (180 pessoas devido a capacidade máxima do local). A fim de melhor organizarmos o evento estaremos fazendo uma pré-inscrição pelo link: https://goo.gl/forms/lQlDzl2NNCYOELce2
Para saber mais e acompanhar as ações da Campanha Setembro Amarelo e outros projetos desenvolvidos pelo Rotaract Club de Ibitinga convidamos também a seguir a página do clube no http://www.facebook.com/RotaractClubDeIbitinga ou ainda no www.instagram.com/rotaractibitinga/
Se você possui um estabelecimento e deseja participar apoiando essa campanha colocando um cartaz e decorando sua vitrine com algo amarelo entre em contato com algum de nossos associados ou envie um email para [email protected] e/ou por whatsapp (16) 98255-5963.
Saiba mais sobre: ajuda para prevenção do suicídio
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.