14/08/2018 às 14h05min - Atualizada em 14/08/2018 às 14h05min
Programa oferece aparelho de glicemia em Ibitinga
Insulinodependentes que participarem do programa para diabéticos têm direito ao aparelho gratuito, no SAMS.
Portal Ternura
Pacientes que participam do programa para diabéticos insulinodependentes do SAMS podem adquirir gratuitamente o aparelho que serve para monitorar a glicose. O programa, além de garantir o material, oferece apoio nutricional e psicológico.
De acordo com o gestor da autarquia, Dr. Fernando Inácio, há pelo menos 200 aparelhos para serem retirados.
“O paciente insulinodependente pode procurar o SAMS e se cadastrar no programa para diabéticos. Este programa oferece quatro sessões em grupo com nutricionista e psicólogo. Já na primeira sessão o paciente adquire gratuitamente o aparelho de medição glicêmica”.
A participação nestas sessões garante, também, a aquisição gratuita de tirinhas glicêmicas e lancetas. Este controle visa promover a conscientização das pessoas com diabetes sobre a dieta alimentar e a atividade física, evitando assim o uso indiscriminado da insulina.
De acordo com Queila Pavani, diretora do SAMS, “o melhor tratamento do diabetes é o nutricional! Sem uma dieta balanceada o paciente insulinodependente sofrerá picos de glicemia e acabará fazendo uso da insulina de forma indiscriminada, ocasionando outras complicações”, explicou.
Resultados
Três pacientes que participaram das sessões em grupo, deixaram de usar a insulina. É o caso da empregada doméstica Silmara Elizabete Ciriberto, de 46 anos de idade.
“Eu tinha uma vida sedentária, comia de maneira inadequada e precisava fazer uso da insulina. Graças a Deus comecei a participar do programa e recebi informações valiosas que mudaram a minha vida. Aprendi a me alimentar, pratico caminhada e estou livre da insulina desde então”, contou sua experiência a Silmara.
Para mais informações de como fazer parte do programa para diabéticos do SAMS, o interessado pode procurar o Posto Central da cidade ou ligar no (16) 3352-7080.