05/07/2018 às 16h39min - Atualizada em 05/07/2018 às 16h39min

Prefeitura contesta matéria divulgada na TV TEM sobre vacinação

Portal Ternura
No último dia 03 de julho, a TV TEM/BAURU, afiliada da Rede Globo divulgou um dado onde apontou uma taxa 9,2% de imunização da Poliomielite em Ibitinga. No entanto, a Prefeitura de Ibitinga contesta o número fornecido pelo Ministério da Saúde e posteriormente divulgado. Os dados internos indicam que há mais de 95% de cobertura, acima da exigência do Ministério de Saúde.
O erro se deve ao uso do antigo software do Ministério da Saúde, em meados de 2015, chamado SIPNI desktop. As vacinas aplicadas naquela época eram controladas através dele e as informações enviadas em forma de backup para o Ministério da Saúde, cujos dados eram frequentemente corrompidos.
Em 2016, o SAMS foi orientado a reinstalar o sistema. Mesmo assim, as falhas aumentaram e quase nenhuma vacina feita chegou até o sistema federal. Mesmo sob orientação da GVE de Araraquara e com a realização de vários procedimentos em relação ao programa, não houve sucesso.
Apenas em 2018 um novo sistema chamado SIPNI WEB foi instalado e o problema corrigido. No entanto, tudo o que foi digitado anteriormente no programa SIPNI desktop não pode ser recuperado, mesmo com a insistência da equipe de saúde do município.
É importante também destacar que mais de 300 municípios do Brasil tiveram o mesmo problema.
Tão importante quanto o esclarecimento é a conscientização sobre a necessidade da vacinação. Desde 2016, o Programa Nacional de Imunizações adota a vacina VIP (injeção) nas três primeiras doses do primeiro ano de vida (aos 2, 4 e 6 meses de idade) e a VOP (via oral) no reforço com campanhas anuais de vacinação. A vacina poliomielite é indicada como rotina para todas as crianças menores de 5 anos.
A próxima vacinação começa no dia 06 de agosto. Fique atento!
 
Secretaria de Governo e Comunicação
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.