01/06/2018 às 11h54min - Atualizada em 01/06/2018 às 11h54min
Corpus Christi superou expectativas e reestruturação foi aprovada pelo público
Movimento na programação religiosa e comercial atraíram milhares de pessoas no feriado. Foram mais de 300 lojas de bordado e decoração.
Portal Ternura
O Dia de Corpus Christi foi um sucesso em Ibitinga (SP). Considerado o segundo maior evento turístico e o primeiro religioso da cidade, a procissão de Corpus Christi reuniu milhares de fiéis que acompanharam o evento pelos dez quarteirões decorados no centro da cidade, sempre com a marca registrada de decoração: os bordados, confecções e os enxovais fabricados na cidade, principal produto da economia local.
Além disso, a reestruturação da feirinha, através da antecipação do cadastro dos ambulantes, favoreceu a distribuição dos seguimentos, que ficaram divididos nas quadras ao redor do trajeto da procissão, permitindo um acesso mais amplo e tranquilo aos participantes.
Vídeo: Gleison Landim / Portal Ternura
Espaços com artesanato, enxovais, bordados, alimentação, playground para as crianças, atenderam todo o público presente.
Os organizadores do evento, através do Pároco responsável Padre Lourival de Morais, Dejanir Storniolo e Eugênio Coleone, assim como os turistas, lojistas e ambulantes, a aprovação foi bastante satisfatória.
Dentre as mudanças realizadas pela Prefeitura Municipal, um 'bolsão' foi criado para os ônibus, que deixavam os turistas livres para caminhar pelo centro da cidade, e eram deslocados para estacionamento do Pavilhão Permanente de Exposições. O comércio aconteceu desde o Largo do Terminal Rodoviário até à igreja do Senhor Bom Jesus. Guaritas de segurança e posto de atendimento foram instalados em pontos estratégicos, além do auxílio aos turistas, que foi dado pelas equipes que permaneceram nos estandes montados no ponto de táxi.
No quesito segurança, a Polícia Militar, juntamente com a Guarda Municipal e a contratação de 55 seguranças, coibiu a ação de ladrões que costumeiramente cometiam furtos e geravam medo nos turistas nas edições anteriores do evento. Não houve sequer um boletim de ocorrência de furto.
A Praça Rui Barbosa, ficou livre da presença de barracas e atendeu de fato seu objetivo: um ambiente gostoso para descanso durante o passeio.
E mesmo com a falta de combustível, greve e insegurança dos brasileiros, os turistas visitaram a Capital Nacional do Bordado e Enxovais, e centenas de ônibus e vans trouxeram muita gente.
Reestruturação positiva e acatada pela maioria, favorecendo melhorias no turismo local, fomentando nosso comércio e possibilitando melhores condições aos participantes, que por sua vez, celebraram o Corpo e o Sangue de Cristo na Fé Cristã.
A PROCISSÃO
O ápice do evento, a procissão, foi um momento abençoado e emocionante. Acompanhe as fotos: