21/05/2018 às 06h57min - Atualizada em 21/05/2018 às 06h57min

Santa Casa de Ibitinga reverte decisão judicial que decretava o fechamento do hospital

Decisão judicial foi divulgada no fim da semana passada. A decisão foi revertida após apresentação de documentos que comprovaram a melhoria dos serviços nos últimos tempos.

Portal Ternura
A Santa Casa de Ibitinga conquistou uma importante vitória na última semana, e reverteu no Tribunal de Justiça de São Paulo, a polêmica decisão judicial que transferiu a responsabilidade da intervenção para o Estado e caso isso não ocorresse, decretava o fechamento da Santa Casa em 90 dias. 
A Santa Casa local está sob intervenção municipal há mais de 14 anos e como o Estado já havia apontado que não tem interesse em assumir a instituição, na prática, a decisão judicial determinava o fechamento do hospital que atende Ibitinga e também outros municípios da região, como Borborema, Tabatinga e Itápolis. 
O governo do estado recorreu da decisão e a Santa Casa também se manifestou no recurso, juntando uma série de documentos que comprovam a melhoria da gestão do hospital e justificam o prejuízo para a população de Ibitinga e região com o fechamento do hospital, em funcionamento desde 1929 na cidade. 
Os desembargadores do tribunal de justiça que julgaram o recurso, em especial o relator Dr. Marcelo Martins Berthe, levaram em consideração no julgamento a posição do próprio ministério público que foi contrário à transmissão da intervenção ao estado e ao fechamento do hospital, ao reconhecer o esforço da atual administração em minimizar os problemas do hospital, em melhorar a qualidade dos serviços prestados e de buscar o fim da intervenção, com a devolução do hospital para a comunidade ibitinguense.
Destaque para o seguinte trecho da decisão judicial em favor da santa casa: “ora, se o próprio ministério público, autor da ação civil pública, através de seu promotor local, não concorda com a alteração da intervenção e vislumbra melhora da situação não há como impor uma responsabilidade a terceiro, que sequer é parte no processo”. 
Com isso, foi suspensa a determinação de alteração do interventor. 
Paralelo a isso, a santa casa e o ministério público já trabalham com um cronograma para o fim da intervenção judicial na instituição. Quem ganha com a decisão é a população de Ibitinga, os profissionais médicos, técnicos e funcionários do hospital que trabalham com dedicação para atender os pacientes da melhor forma possível e colocam à disposição de toda a população, não apenas os leitos de internação, mas, também, salas cirúrgicas, ambulatórios, referências em especialidades como ortopedia e psiquiatria e, principalmente, a uti da santa casa que já salvou milhares de vidas em nossa cidade.
 
Veja o Acórdão na íntegra:
https://drive.google.com/file/d/1exBzcfYioiTr-RVRDBXy_lmxOJ362wNe/view?usp=sharing
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.