16/05/2018 às 06h22min - Atualizada em 16/05/2018 às 06h22min

68 pessoas doaram sangue em prol do Hospital Amaral Carvalho e 09 de medula óssea

Doação aconteceu na noite de ontem (15) na Escola Estadual Cacilda Caldas Cruz. 20 pessoas não conseguiram doar porque senhas haviam acabado

Portal Ternura
Na noite de ontem (15), o Corpo de Bombeiros de Ibitinga, juntamente com a equipe do Hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho de Jaú realizaram mais uma coleta de sangue para abastecimento daquele hospital.
E mais uma vez a comunidade ibitinguense mostrou solidariedade e amor ao próximo. Mais de 90 pessoas estiveram presentes na escola Cacilda Caldas Cruz para doação, sendo que 68 realizam o procedimento, 20 não conseguiram doar porque as senhas haviam acabado e 09 pessoas realizaram o cadastro de medula óssea para a entidade.
Segundo o bombeiro Alexandre Vidal, o número de doadores foi extremamente positivo e em nome da corporação, agradeceu pela presença das pessoas, e afirmou que mesmo quem não doou seu sangue, o hospital e toda a equipe é muito grata.
" Para coleta e transferência do sangue é preciso cautela para o tempo, sendo necessária a agilidade de atendimento e o transporte correto até Jaú, preservando o sangue em boas condições de uso. - comenta Vidal. E conclui: " Por isso que há os descartes de pessoas que vieram e não puderam doar".
O Hospital Amaral Carvalho de Jaú (SP), é atualmente uma referência no tratamento de câncer e no atendimento a milhares de pacientes de todo o Brasil, além de realizar transplante de medula óssea, sendo exemplo de qualidade de serviços à população neste procedimento.
 
SAIBA QUEM PODE E QUEM NÃO PODE DOAR
Para doar sangue a pessoa precisa:
Estar em boas condições de saúde.
Ter entre 18 e 50 anos.
A partir de 16 anos, a pessoa já pode doar sangue. Basta se dirigir nas coletas na presença de um responsável.
Pesar no mínimo 50kg.
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
 Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
 Impedimentos temporários
Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
Gravidez
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.