24/04/2018 às 08h16min - Atualizada em 24/04/2018 às 08h16min
Doutor Ayrton Moreira capacita profissionais sobre a 'Hipertensão Arterial'
Proposta do médico é orientar sobre fatores de risco e tratamento curativo.
Portal Ternura
Nesta terça-feira (24), às 12h, no auditório do Sindicato Rural, será realizada mais uma capacitação para os profissionais da saúde pela Prefeitura Municipal, através do SAMS, com o Projeto USP/RP-Ibitinga.
A palestra sobre “Quando suspeitar de hipertensão arterial secundária em Serviços de Atenção Primária” será ministrada pelo Professor Doutor Ayrton Custódio Moreira, que atua como Professor Titular junto à Divisão de Endocrinologia e Metabologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, além de atuar no Hospital das Clínicas da FMRP, tendo experiência em doenças das glândulas adrenais e da hipófise.
A hipertensão arterial é um problema de saúde pública, predominantemente no Brasil, e atinge de 22 a 25% da população: “com relação às causas de hipertensão arterial, a grande maioria dos casos é de hipertensão primária, ou seja, sem uma causa direta conhecida. A hipertensão primária está associada á fatores de risco como a obesidade, ingestão excessiva de sal, consumo abusivo de álcool, sedentarismo e envelhecimento. Entretanto, em cerca de 5 a 10% dos casos, é possível encontrar uma causa especifica para a hipertensão arterial, neste caso, chamada de hipertensão arterial secundária, sendo esta passível de tratamento curativo.” – destacou Dr. Ayrton.
Na ocasião, o palestrante orientará os médicos e profissionais de saúde do município, quando suspeitar de hipertensão arterial secundária com base nos sintomas e sinais dos pacientes.