09/04/2018 às 10h29min - Atualizada em 09/04/2018 às 10h29min
ALERTA À POPULAÇÃO: Síndrome ‘Mão-Pé-Boca’ e Conjuntivite com surtos no Estado
Vigilância Epidemiológica orienta população sobre surto da doença “mão- pé-boca” e conjuntivite, e pede para comunicar possíveis vítimas.
Portal Ternura
Tendo em vista o surto mão pé boca (SMPB) em curso no estado de são Paulo, assim como o surto de conjuntivite, o Serviço Autônomo Municipal de Saúde orienta proceder a notificação à vigilância Epidemiológica Municipal (VEM).
O objetivo é obter uma análise epidemiológica descritiva o mais próximo possível dessa ocorrência, para subsidiar instrução normal específica.
O quadro clínico da SMPB costuma ser autolimitado e de curta duração em todos os sorotipos, mas Síndrome Mão-Pé-Boca provocada pelo Enterovirus A71 pode ser mais perigosa, pois pode complicar com casos de encefalite, meningite ou miocardite (inflamação do músculo cardíaco). A SMPB ocorre frequentemente nas crianças com menos de 5 anos, mas pode, eventualmente, acometer adultos.
As manchas não são dolorosas e não coçam muito. Mas as que aparecem na garganta da criança doem. “A criança fica com febre, chorona”.
Não existe vacina para doença, depois de alguns dias, os sintomas são amenizados e as manchas somem do corpo da criança.
É importante oferecer ao paciente muito líquido, de preferência em temperaturas baixa, e evitar a ingestão de alimentos muito quentes, ácidos ou condicionamentos – que podem acentuar as dores na garganta, o médico deve ser consultado.
Em geral, a síndrome mão-pé-boca desaparece sozinha dentro de cinco e sete dias. Após a melhora dos sintomas, o paciente adquire imunidade ao Enterovírus 71, não sendo contaminado novamente.
Em relação à conjuntivite, há o registro de vários casos no município, devendo todos estabelecimentos com aglomeração de pessoas (escolas, empresas, etc) comunicar a Vigilância Epidemiológica Municipal sobre o início de cada caso pelo telefone 3352-7084 (pois isso é necessário ser notificado no sistema informatizado do Ministério da Saúde) e enviar imediatamente o paciente ao Pronto Socorro ou a UPA.
É considerado surto quando dois ou mais pacientes apresentam os sintomas da Conjuntivite que normalmente são olhos avermelhados, lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção amarela nos cantos dos olhos ou nas bordas das pálpebras, fotofobia, sensação de areia nos olhos, pálpebras grudadas ao despertar e visão borrada.