26/12/2017 às 07h38min - Atualizada em 26/12/2017 às 07h38min

Polícia Militar realiza reunião com moradores do Correguinho

Orientações sobre ações preventivas contra roubos, furtos entre outros crimes foram pautados no encontro.

Portal Ternura
 
1. Dicas de segurança para moradores da área rural, como a exemplo alambrados, alarmes, câmeras e holofotes específicos para casas situadas nos sítios e chácaras. A importância dos cães de guarda como ferramenta de inibição da ação de infratores. Melhorias que devem ser feitas a fim de aprimorar o uso da internet no campo.
2. Programa Ronda Rural. A  Ronda Rural é um programa específico de policiamento preventivo, direcionado exclusivamente para o campo. A guarnição policial-militar que integra esse programa possui a missão de patrulhar exclusivamente as chácaras, sítios e fazendas, os policiais são treinados para essa atividade e a viatura é adaptada para esse fim. Os policiais realizam diuturnamente contato com os moradores que integram as propriedades agrícolas e conhecem detalhadamente os problemas atinentes a esta região. A 5ª Companhia de Polícia Militar de Ibitinga sempre contou com o apoio da população do campo para a sustentação deste programa, que é de suma importância para o combate da criminalidade na área rural.
 
3. Programa GPS Caipira. O GPS Caipira é um projeto que foi implantado graças aos estudos realizados em conjunto entre a Polícia Militar, o Sindicato Rural, o Poder Executivo Municipal e uma Empresa especializada em Georreferenciamento. As propriedades rurais foram mapeadas, houve a fixação de placas de identificação nas mesmas e foram disponibilizados aparelhos de GPS para as viaturas. A finalidade precípua deste programa é a de permitir, em qualquer caso de emergência ou socorro, o rápido deslocamento da Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, SAMU e ambulâncias, até a propriedade onde houve a solicitação com muito mais rapidez e segurança.
 
4. Programa Vizinhança Solidária Rural. A  Vizinhança Solidária Rural se resume na união das pessoas que possuem residência em um mesmo bairro na área rural, com foco exclusivo na formação de um núcleo que troque informações relacionadas à segurança, utilizando para tanto vários tipos de ferramentas, como por exemplo, Grupos no WhatsApp. A partir daí, a Polícia Militar passa a ter acesso a esses dados, a fim de que o policiamento seja dirigido para esse local de maneira muito mais precisa e focada. A segurança pública é dever do Estado, todavia, é responsabilidade de todos. Tomando por base essa premissa, a Vizinhança Solidária traz consigo o dever de incutir no sentimento das pessoas que também é responsabilidade delas a segurança de seus vizinhos.
A reunião bastante produtiva, segue o cronograma de conscientização sobre a prevenção de crimes na área rural do município de Ibitinga.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.