18/04/2017 às 07h42min - Atualizada em 18/04/2017 às 07h42min

Loja Maçônica Estrela de Ibitinga comemora 118 anos nesta terça-feira (18)

Fundação da Loja Maçônica em 1899 marcou a história de Ibitinga, sendo uma das mais antigas do estado de São Paulo

Portal Ternura
O ano era 1899, e a cidade escolhida foi Ibitinga. A Fundação da Loja Maçônica Estrela de Ibitinga, foi um marco na história da cidade que dava seus primeiros passos no crescimento econômico e político na época.
E através de Rosalbino Tucci, Mestre Maçom, e demais colaboradores como Francisco Machado dos Santos, membro ativo da Augusta Loja “Honra, Glória e Caridade” de Bariri e  da “Justiça e Luz do Oriente” de Ribeirão Bonito, Capitão José Marques de Oliveira, Francisco Blundi, Ozório Ferraz de Arruda,  Jacomo Galassi, Vicente Guaraci, e Luiz Fiori (ou Fiori Luiggi),  todos Mestres Maçons, se reuniram num local improvisado, e fundaram a Loja Maçônica “Estrela de Ibitinga”, em caráter provisório, conforme o Regulamento do Grande Oriente do Brasil, vigente na época.
A Loja Maçônica Estrela de Ibitinga completa hoje, 18 de abril, 118 anos de sua Fundação – com grandes serviços realizados à comunidade ibitinguense, à Maçonaria, ao Estado e ao Brasil.
"Desde sua Fundação, a Estrela de Ibitinga, sempre esteve pronta para servir e todas as administrações e membros da Loja, mesmo os que já partiram para o Oriente Eterno, são lembrados e recebem um agradecimento especial pela data, rogando ao Grande Arquiteto do Universo, que continue a amparar aqueles que dão sustentáculo à nossa Instituição, bem como todos que tem cooperado com os ideais que acompanham nossas divisas: Liberdade, Igualdade e Fraternidade." - comenta José Luiz Martineli Aranas.
E Aranas conclui: "É nosso desejo que a Loja Maçônica Estrela de Ibitinga, uma das mais antigas do interior do Estado, que jamais teve desativação, tenha vida longa e possa contribuir para o bem e a paz social."
 
GRANDES REALIZAÇÕES - CHOPICANHA VEM AÍ
Dentre inúmeros feitos e conquistas entre os membros de ontem e de hoje da Loja Maçônica Estrela de Ibitinga, um evento é atualmente reconhecido em toda a região pela sua proposta de ajuda, além da diversão com elegância. A Chopicanha, uma festa que reúne milhares de pessoas todos os anos, está na sua 22ª edição em 2017, e será realizada no próximo dia 29 de abril. A  tradicional festa reúne um delicioso cardápio, que inclui  picanha, ilhas de comidas gostosas, bebidas bem geladas e muita música.
Realizada no Clube de Campo Andreza, a proposta da realização do evento é angariar fundos para os projetos sociais e educacionais que a Loja Maçônica Estrela de Ibitinga promove ao longo do ano.
 
PROJETO DE CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DE UM ESCOLA
Galgando mais um projeto na área de educação para este ano de 2017, a idéia inovadora veio à tona nas mãos da comissão organizadora da Chopicanha, objetivando melhorias na educação e promoção social para a comunidade estudantil, fomentando o empreendedorismo.
A comissão organizadora esteve no jornal Matutino RI, transmitido pela Rádio Ternura FM e concedeu entrevista à jornalista Daniela Branco de Rosa, falando sobre as ações sociais e em especial ao projeto de instalação de uma escola.
Manoel Roberto Alves Lopes - Presidente da Chopicanha (Foto: Portal Ternura)
 
Segundo o presidente do evento, Manoel Roberto Alves Lopes, a edição deste ano promete ser ainda melhor e tudo está sendo feito com muito carinho e apoio das empresas patrocinadoras.
Já o vice presidente Doutor Roberto Raineri Simão, falou da importância na participação da comunidade, uma vez que os recursos são sempre destinados a importantes ações de ajuda às entidades do município.
Doutor Roberto Raineri Simão (Foto: Portal Ternura)
 
Contudo, para 2017, o coordenador José Luiz Martineli Aranas falou que o objetivo principal da festa sempre foi e originalmente começou com a proposta de uma escola para Ibitinga.
 
“O objetivo principal do evento sempre foi uma Escola, para uma formação rápida de nossos jovens. Embora nos últimos anos, fizemos doações a várias entidades aqui de Ibitinga, que passaram da ordem de R$ 500.000,00.” – comentou Aranas.
 
E continua: “Mesmo assim, foi feita uma reserva financeira, com o saldo dos Eventos e, com esse saldo, a Loja aprovou, recentemente, estudos para Projetos: Arquitetônico, Planta, com projeto estrutural e ecológico, Projeto Elétrico e Projeto Hidráulico desta escola.”
Ainda segundo o coordenador, para a construção de uma futura Escola, existe uma área aproximada de 1.220,00 metros quadrados, sendo um terreno da própria Loja, que foi adquirido em 28 de setembro de 2004, do Guido Dall´Acqua, com a área de quase 26.000 metros quadrados, pelos membros da entidade, sem utilização dos recursos de Eventos ou de terceiros.
 
A ESCOLA
A Loja Maçônica “Estrela de Ibitinga”, conseguiu junto ao Governo do Estado de São Paulo, uma “Escola Tecnológica de Economia Criativa” (ETECRI), a ser gerida pelo próprio Governo do Estado, após a conclusão da obra.
Essa Escola prevê um novo modelo de ensino, rápido, dinâmico, que atende as necessidades da atualidade no ensino. Não é graduação. Servirá para jovens, acima de 16 anos de idade, que estão desempregados. É uma Escola que objetiva o empreendedorismo, para tenhamos no mercado de trabalho, mais rapidamente um profissional qualificado. O aluno das ETRECRIs podem estar cursando outras Escolas ou até Faculdades e realizarem os Cursos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.