José Luiz Martineli Aranas conversa com a jornalista Daniela Branco no jornal Matutino RI. (Foto: Portal Ternura)
Neste sábado acontece a tradicional Chopicanha. A grandiosa festa está na sua 22ª edição e reúne um delicioso cardápio, que inclui picanha, ilhas de comidas gostosas como a culinária italiana e japonesa, bebidas bem geladas e animação da Banda Lexlutor.
O evento é uma realização da Loja Maçônica “Estrela de Ibitinga” que neste ano completará 118 anos de fundação na cidade.
Promovida no Clube de Campo Andreza, as últimas unidades de convites estão sendo vendidos, na Farmácia Nossa Senhora Aparecida (centro da cidade) a R$ 280,00.
A proposta da realização do evento é angariar fundos para os projetos sociais e educacionais que a Loja Maçônica Estrela de Ibitinga promove ao longo do ano.
PROJETO DE CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DE UM ESCOLA
Para este ano de 2017, um projeto inovador veio à tona nas mãos da comissão organizadora da Chopicanha, objetivando melhorias na educação e promoção social para a comunidade estudantil, fomentando o empreendedorismo.
A comissão organizadora esteve no jornal Matutino RI, transmitido pela Rádio Ternura FM e concedeu entrevista à jornalista Daniela Branco de Rosa, falando sobre as ações sociais e em especial ao projeto de instalação de uma escola.
Manoel Roberto Alves Lopes (Foto: Portal Ternura)
Segundo o presidente do evento, Manoel Roberto Alves Lopes, a edição deste ano promete ser ainda melhor e tudo está sendo feito com muito carinho e apoio das empresas patrocinadoras.
Já o vice presidente Doutor Roberto Raineri Simão falou da importância na participação da comunidade, uma vez que os recursos são sempre destinados a importantes ações de ajuda às entidades do município.
Doutor Roberto Raineri Simão (Foto: Portal Ternura)
Contudo, para 2017, o coordenador José Luiz Martineli Aranas falou que o objetivo principal da festa sempre foi e originalmente começou com a proposta de uma escola para Ibitinga.
“O objetivo principal do evento sempre foi uma Escola, para uma formação rápida de nossos jovens. Embora nos últimos anos, fizemos doações a várias entidades aqui de Ibitinga, que passaram da ordem de R$ 500.000,00.” – comentou Aranas.
E continua: “Mesmo assim, foi feita uma reserva financeira, com o saldo dos Eventos e, com esse saldo, a Loja aprovou, recentemente, estudos para Projetos: Arquitetônico, Planta, com projeto estrutural e ecológico, Projeto Elétrico e Projeto Hidráulico desta escola.”
Ainda segundo o coordenador, para a construção de uma futura Escola, existe uma área aproximada de 1.220,00 metros quadrados, sendo um terreno da própria Loja, que foi adquirido em 28 de setembro de 2004, do Guido Dall´Acqua, com a área de quase 26.000 metros quadrados, pelos membros da entidade, sem utilização dos recursos de Eventos ou de terceiros.
A ESCOLA
A Loja Maçônica “Estrela de Ibitinga”, conseguiu junto ao Governo do Estado de São Paulo, uma “Escola Tecnológica de Economia Criativa” (ETECRI), a ser gerida pelo próprio Governo do Estado, após a conclusão da obra.
Essa Escola prevê um novo modelo de ensino, rápido, dinâmico, que atende as necessidades da atualidade no ensino. Não é graduação. Servirá para jovens, acima de 16 anos de idade, que estão desempregados. É uma Escola que objetiva o empreendedorismo, para tenhamos no mercado de trabalho, mais rapidamente um profissional qualificado. O aluno das ETRECRIs podem estar cursando outras Escolas ou até Faculdades e realizarem os Cursos.
PATROCINADORES EM 2017
Os patrocinadores da 22ª Chopicanha são: