"É tudo muito impressionante. É natureza pura com práticas sustentáveis, culturas extraordinárias e uma preocupação ambiental em todos os lugares que o público visitar" - comenta a jornalista Daniela Branco de Rosa.
Macacos em bandos circulam pela mata e a presença de
turistas atrai a busca por alimentos e proximidade. Foto: Portal Ternura FM
Além da jornalista, também estiveram presentes o jornalista Robson de Rosa, o vereador e locutor Matheus Carreiro e também Roque de Rosa, âncora do jornal Matutino RI e um apaixonado pela natureza.
Ao chegar na porteira de entrada da fazenda, foram recebidos com muita alegria pelo empresário que com um enorme sorriso, convidou a todos para o passeio.
A Fazenda Voltinha já está sendo administrada pela quarta geração da família Rossi. E o Eduardo é sem dúvida um empresário de visão. Apaixonado pelas práticas de preservação ambiental, começou a fazer um "tour" na fazenda e a poucos metros de distância da entrada, a equipe do CCPR foi recebida por dezenas de macacos que vivem soltos na reserva florestal da propriedade, que por ali buscam por frutas ou alimentos autorizados a dar "nas mãos" dos bichinhos.
"Eles descem das árvores e caminham para pegar as frutas nas mãos de quem oferece. Uma experiência inesquecível e para muitos inimaginável que em Ibitinga existe um local como este." - comenta Roque de Rosa.
Jornalista Roque de Rosa entrega banana ao macaquinho.
Momento único e muito gostoso. Foto: Portal Ternura FM
Dali o grupo partiu para uma trilha a pé no meio da mata, observando a floresta e suas árvores seculares repletas de borboletas.Da trilha foram para a sede que abriga área de alimentação pronta para receber e atender aproximadamente cem visitantes, onde um delicioso café da manhã caipira, com bolos, queijo, suco da fazenda e pão caseiro foi servido.
Café da manhã caipira: bolos, queijo, sucos e aquele café.
Tudo feito com sabor da fazenda. Foto: Portal Ternura FM
Ao lado, onde era o porão da Sede da Fazenda, Eduardo Rossi montou um museu temático, dando a oportunidade de quem visita a propriedade voltar no tempo e conhecer um pouco da história rural de 100 anos atrás.
As salas intituladas de origens culturais, encantam pela originalidade. Lá temos a Sala "Vilas Boas", "Dona Benta" e um dos maiores destaques é a "Sala Roque de Rosa", feita em homenagem ao Jornalista e Escritor, povoada de equipamentos antigos do rádio e os livros do jornalista e escritor.
Eduardo Rossi e Roque de Rosa. O jornalista foi homenageado pelo fazendeiro
que aposta no turismo rural. Sala "Roque de Rosa" fala do jornalista e escritor. Foto: Portal Ternura FM
Roque de Rosa ficou encantado e emocionado com a homenagem feita a ele, um momento único e inesquecível.
A Sede da Fazenda é sensacional. Uma volta no passado com as mobílias impecáveis, totalmente restauradas, mostrando como era a vida de um Coronel ou de um trabalhador do século passado.
Além de toda a formosura daquele espaço, os integrantes do CCPR também conheceram uma área de camping da fazenda, adequada para instalação de barracas, construída às margens do Rio Ribeirão dos Porcos. No lugar existem até sanitários masculino e feminino para quem acampa e gosta deste tipo de lazer.
"Há anos venho trabalhando nesta iniciativa. Oferecer esta fazenda para o lazer, o entretenimento, o encantamento junto à natureza sempre foi um sonho meu e da minha família. E agora é realidade!" - comenta o visionário Eduardo.
Apostando no potencial da Estância Turística de Ibitinga, Rossi vem investindo há anos no Turismo Rural, visando inclusive trabalhar com grupos escolares, levando conhecimento e entretenimentos aos alunos de Ibitinga e região.
A Fazenda Voltinha é um espaço em meio à natureza com todos os seus
atributos e tributos ao cotidiano do caipira. Foto: Portal Ternura FM
A Fazenda Voltinha é hoje a melhor opção de lazer em meio à natureza em Ibitinga. Vale a pena uma visita no fim de semana com a família afim de passar horas agradáveis e inesquecíveis.
Fica registrado os parabéns pela equipe CCPR a Eduardo Rossi, a esposa Cláudia, pela iniciativa neste projeto que sem dúvida alguma é pioneiro da região e que trás uma nova opção de turismo para a Capital Nacional do Bordado.
*Roteiro visitas Fazenda Voltinha*
*Inicio: 08h00min:* Monitor recebe os visitantes na porteira da fazenda iniciando o passeio, seguindo por uma trilha de 400 metros mata adentro onde podemos observar arvores centenárias como: Jatobás, Jequitibá, Figueira Branca, Canelão, Guaritas, Peroba Rosa, entre outras. Também visualizar e ouvir o som dos pássaros, sentir o cheiro da floresta e respirar o ar puro contemplando toda sua beleza, e quase sempre acompanhados por nossos anfitriões, os macacos pregos, que podemos alimentá-los com frutas, ao final da trilha.
*09h30min:* Seguimos até a casa da sede, em sua área de convívio, onde serão oferecidos lanches: café (talhão do meio), leite (vaquinha Salomé), manteiga, suco, pão caseiro, bolo de fubá, frutas da época. Tudo preparado com muito carinho.
*10h00min:* Visita na parte histórica do ciclo do café, onde ouvimos histórias de como era conduzida tal cultura, bem como toda a infraestrutura da época e equipamentos para a produção, colheita e beneficiamento dos grãos. Destacamos a antiga maquina de beneficiar café, as tulhas para armazenamento e o terreirão para secagem. Ainda próximo a esse local contamos com uma capela e também uma casa na arvore para alegria das crianças.
*10h30min:* Visita casa da sede, uma construção de 1927 onde vemos mobiliários do início da década de 30/40 até os dias atuais. O porão da casa, que chamamos de Museu, é composto por um salão principal e seis salas laterais, onde cada local é um ambiente temático, encontrando diversos objetos que nos remetem ao passado e muitas histórias.
*11h30min:* Finalizamos nosso passeio conhecendo o Rio Ribeirão dos Porcos e sua exuberante riqueza natural. Em suas margens apresentamos a área de camping e lazer, também disponíveis para locação.
*12h00min:* Finalizando o passeio, retornamos a porteira da fazenda onde o monitor se despede e agradece aos visitantes.
*Obs: O roteiro é apenas uma sugestão, podendo variar de acordo com seu interesse.*
*PRÉ- REQUISITOS*
1- Agendamento prévio;
2- Roupa apropriada para trilha;
3- Protetor solar, repelente, água;
4- Pessoas alérgicas levarem seus medicamentos;
5- Pessoas com alguma deficiência comunicar no ato do agendamento;
6- Pagamento antecipado para garantir sua reserva;
7- Recebemos grupos de 5 a 15 pessoas, sendo necessário pelo menos 5 adultos para realizar o passeio.
*VALORES*
R$ 30,00: Segunda a Sábado
R$ 50,00: Domingos e Feriados
*Crianças menores de 6 anos: pagam 50%
Venha conhecer e se encantar com nossa história!