11/03/2017 às 07h16min - Atualizada em 11/03/2017 às 07h16min

Cristina Arantes e Frauzo Sanches falam dos 60 dias de governo à frente de Ibitinga

São 02 meses de governo. A revolução da educação, a recuperação da saúde e a cidadania como instrumento para uma cidade limpa e organizada. Lema da prefeita.

Portal Ternura
Ibitinga respira novos ares e, aos poucos, volta a ser encantadora. A cidade está limpa, organizada e ganhando “vida”. A prefeita Cristina Maria Kalil Arantes e o vice prefeito Frauzo Ruiz Sanchez, criaram várias frentes de trabalho, que se revezam nos setores: administrativo, gestão, obras, financeiro e no gabinete de projetos.
Nesta semana, Cristina e Frauzo concederam uma entrevista exclusiva ao jornal Matutino RI, transmitido pela Ternura FM, bem como ao Portal de Notícias da emissora, pautando o trabalho e às necessidades que norteiam sua gestão nestes primeiros meses na prefeitura. “A equipe trabalha dia e noite para colocar a casa em ordem. O primeiro passo foi cortar gastos públicos, dentre eles, os cargos de confiança. É assim que deve ser feito. Vamos reequilibrar o caixa em 2017, já buscamos e vamos buscar ainda mais recursos em São Paulo e Brasília para garantir um ano melhor. O Brasil vive um momento delicado, mas com essa sinergia entre gestores, funcionários públicos e toda a população iremos reverter este quadro”, diz a prefeita Cristina.
           
O segundo passo foi voltar a oferecer os serviços que a população precisa. “Ainda temos muito a melhorar e estamos batalhamos para que isso ocorra o mais rápido possível.  O diálogo e a franqueza com a população é o pilar que está conduzindo nossa administração”.
E a prefeita continua: “retomamos recursos para compra de medicamentos junto ao SAMS, a limpeza por toda a cidade está acontecendo de forma bastante progressiva, lâmpadas queimadas estão sendo substituídas, retirada e captação de galhos e materiais pela cidade, fiscalização nos imóveis, campanhas contra a dengue, febre amarela, acidentes de trânsito, etc.
 
SERVIÇOS PÚBLICOS
 
A chefe do Executivo falou também sobre os trabalhos de reforma e restauração da ponte que liga o bairro Ângelo de Rosa. “No sábado passado, nós estávamos no centro da cidade, acompanhando e ouvindo a população, o pessoal da feirinha e um morador da Vila Maria nos informou que havia podado uma árvore na frente da sua casa, com um volume muito grande de folhas e galhos e quando eu avisei o secretário do pedido, coincidentemente a equipe estava limpando aquela rua.”
As questões dos galhos e retirada de materiais similares à frente dos imóveis é uma questão bastante séria para a prefeita. “Quando o cidadão poda a árvore na frente da sua casa, ele às vezes não entende porque demora alguns dias para a prefeitura recolher a poda. Mas é preciso explicar para a população”.
A prefeitura tem hoje um único caminhão para fazer o serviço de recolher poda, porque existem muitos outros serviços que também precisam da atenção da municipalidade. “Por isso nós montamos um calendário de poda. Para que em uma determinada semana, a poda seja realizada no mesmo setor da cidade que a equipe da prefeitura está recolhendo o material. E com isso, os restos da poda vão ficar menos tempo nas ruas. Mas isso só vai funcionar se a população colaborar. E ai nós temos uma segunda meta da cidadania. Todos por uma cidade mais limpa e organizada”.
 
DÍVIDAS TRABALHISTAS
 
A prefeita municipal citou durante a entrevista, sobre as dívidas trabalhistas milionárias que nos próximos anos virão exigir seus pagamentos, de problemas que surgirão há anos em administrações anteriores, e que agora estarão sendo cobradas. “Só em 2017, a prefeitura está com 1,6 milhão de precatórios para serem pagos. São inúmeras questões administrativas de má gestão que agora teremos que agüentar o tranco”.
 
SAÚDE
 
Para Cristina e Frauzo o setor da saúde tem sido o maior desafio desde o início do mandato. “Assumimos no dia 1º de janeiro com uma greve dos médicos em andamento, falta de remédios, exames, reclamações da Santa Casa e ainda muitas críticas sobre o atendimento de urgência, que nos levaram na busca por soluções rápidas e efetivas num curto espaço de tempo” – afirma Frauzo.
E a prefeita continua:” A última compra grande de remédios da administração passada foi realizada em agosto! É preciso lembrar que os ambulatórios de médicos especialistas foram cortados em outubro de 2016, bem como à demanda reprimida de exames desde 2015 que se faz presente no SAMS. Falta de remédios, consultas e exames foram acumulando com outras necessidades e estrangulando a capacidade de atendimento do serviço da saúde, que tem pouco dinheiro para a grande quantidade de problemas de saúde da população”.
Qualquer operação que se faça para aquisição de um remédio ou a contratação de um médico exige tempo e é um processo burocrático. Para isso, a chefe do Executivo assumiu um repasse de R$ 50 mil por mês para o SAMS realizar a compra de medicamentos, que formam a “cesta básica de medicamentos”, o que já favorece e atende à demanda.
 
EDUCAÇÃO
 
Como professora, a prefeita Cristina Arantes acompanha de perto o trabalho que está sendo desenvolvido junto à Secretaria de Educação e com muita preocupação fala de sua importância. Afinal, é a maior pasta no quadro de funcionários, números de escolas, entre outros.
“Está havendo uma revolução silenciosa que estamos promovendo na educação e na administração da prefeitura. Um trabalho de formiguinha que vai render muitos frutos no futuro para Ibitinga. A secretaria de educação vai muito bem. Está muito forte e todo o magistério está aceitando e apoiando as mudanças. O trabalho da educação é o mais importante que prestamos para a população. Mas é aquele que os frutos demoram mais tempo para serem colhidos, e por isso, muitas vezes, o agente público não dá muita importância. Mas nós só vamos melhorar nossa cidade com uma rede municipal de ensino forte. Nós já temos os prédios. Agora precisamos construir pessoas, cidadãos. E vamos fazer isso com a melhoria na qualidade pedagógica da rede. Com apoio de professores, diretores de escolas, serventes, berçaristas, cada vitória, será uma vitória de toda a equipe.” – finaliza a prefeita.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.