08/03/2017 às 16h07min - Atualizada em 08/03/2017 às 16h07min

MULHERES DA TERRA: Ibitinguense torna-se Doutora em Ciência na Radiologia

Vivian Sacomano é um exemplo de perseverança e muita vontade. Entre as poucas doutoras do estado de São Paulo, a profissional retornou para sua cidade natal e hoje colabora com o atendimento na empresa IBIMAGEM

Portal Ternura
Conversar com Vivian Sacomano é vivenciar o conhecimento. Discreta e muito inteligente, a ibitinguense recentemente conquistou, após quatro anos de intenso trabalho de doutorado, o título de " Doutora em Ciência em Radiologia". 
Vivian contou sobre este mérito para a jornalista Daniela Branco de Rosa, durante uma entrevista para o jornal Matutino RI.
Foto: João Pazian / Portal Ternura FM
 
Nos conte um pouco sobre sua trajetória profissional!
Em 1998 terminei a graduação em Ciências Biológicas (modalidade médica hoje intitulada de Biomedicina ) na Unesp de Botucatu.
Seguindo como pesquisadora, em 2003 terminei o Mestrado em Genética Humana médica na Unesp de Botucatu. E apesar de gostar da pesquisa, profissionalmente não estava em sintonia com a área que seguia. Resolvi mudar de endereço em 2004 e fui para São Paulo. Lá consegui um estágio em imagem no CDB - Centro de Diagnóstico Brasil (previamente conversado com profissionais especializados) , especificamente em Ressonância  magnética. 
Nesse mesmo lugar , após alguns meses de muita dedicação e estando profissionalmente realizada , fui contratada para trabalhar como Biomédica no setor de ressonância magnética. Área que trabalho há 13 anos.
Mas trabalhando na área que se identificou, ainda assim, buscou mais crescimento profissional?
Sim, porque nesse mesmo ano conheci profissionais excelentes, que sabiam do meu perfil de pesquisadora e sugeriram que eu não parasse de estudar . Esses mesmos profissionais me apresentaram a um radiologista da USP, que futuramente poderia ser meu orientador no doutorado . E assim foi. No final de 2004 , entrei para o grupo de pesquisa do Inrad-instituto de radiologia da USP.  Nos anos seguintes além de participar de projetos de outros pesquisadores, desenvolvi o meu projeto e passei por comitês de éticas para o mesmo ser aprovado. Já em 2012 passei na entrevista de apresentação do projeto, e me matriculei na Pós Graduação nível doutorado na USP. 
Muito trabalho para concluir seu doutorado?
Sim, é preciso perseverar. Foram 4 anos de coletas de dados , disciplinas , estágio de aperfeiçoamento educacional, análise dos dados, escrita da tese, qualificação , finalização das análises estatísticas, etc. Por fim, no dia 03 de fevereiro último foi o dia da Defesa da minha tese do trabalho intitulado "Estudo da variabilidade do efeito Bold em ressonância magnética funcional em sistemas de 3 Teslas". Pronto: conquistei o título de "Doutora em ciência em Radiologia". 
Vivian apresenta seu "livro" de Doutorado. Muita pesquisa e empenho. Foto: João Pazian / Portal Ternura FM
 
Essa não foi a grande chance de você ingressar na carreira acadêmica?
Foi uma escolha. Mesmo não seguindo carreira acadêmica, o título de professor e doutora concede a mim a oportunidade de ministrar cursos e workshop, capacitando outros profissionais, como Biomédicos e tecnólogos em radiologia, para a realização de protocolos de exames de RM (ressonância magnética ) atualizados para um melhor diagnóstico médico.
Vivian alcançou o sonho de milhões de pessoas: conquistar o conhecimento através de muito estudo. Em agosto de 2015 , após 13 anos residindo em São Paulo e 22 anos longe de sua terra natal, Ibitinga,  ela retornou para casa. E desta vez, com o marido e a linda filha do casal, tornando-se hoje uma colaboradora na Clínica de diagnóstico por imagem - Ibimagem, no setor de ressonância magnética. Uma história em tanto para espelhar-se como mulher determinada e encantadora.
A doutora em ciência em radiologia também está no vídeo da entrevista. Acompanhe:
 

Vídeo: João Pazian / Portal ternura
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.