21/02/2017 às 14h14min - Atualizada em 21/02/2017 às 14h14min

DE BRAÇOS DADOS: Prefeitura, Entidades e FAIBI impulsionam o trabalho social na cidade

Pela primeira vez em Ibitinga, a prefeitura se une com a Faculdade Municipal para ajudar as Entidades Sociais (ONGs e Associações sem fins lucrativos)

Portal Ternura
 Na noite de ontem (21), foi realizada uma reunião entre a municipalidade e o terceiro setor, objetivando usar a força e o conhecimento dos jovens da FAIBI para auxiliar entidades nas suas mais diversas áreas como marketing, captação de recursos, gestão financeira e planejamento. E a Prefeitura Municipal, em parceria com a FAIBI e Entidades Sociais, ONGs e Associações sem fins lucrativos, promovem o projeto "DE BRAÇOS DADOS: EXTENSÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL".
A proposta visa trabalhar com os alunos da FAIBI para ajudar no desenvolvimento de estratégias de arrecadação de recursos ou até mesmo melhorar a visibilidade da instituição.
Nesse primeiro momento, os alunos do curso de administração da disciplina "Gestão de Projetos" estarão escolhendo sete (07) entidades para colaborar. E os professores, em parceria com o gabinete de projetos, irão orientar esse processo para que, muito em breve, Ibitinga perceba os resultados da união entre esses núcleos vivos da sociedade.
 
3º SETOR - AS ENTIDADES E SEU PAPEL NA SOCIEDADE
As entidades sem fins lucrativos empenhadas em ações sociais têm longa existência no Brasil, entretanto, nas últimas décadas, têm se multiplicado com rapidez, tornando o Terceiro Setor, um importante pilar da sociedade, ao lado do Estado e do setor privado.
O Terceiro Setor é composto por entidades sem fins lucrativos, que desenvolvem ações e atividades voltadas para o bem estar da população. Devido a essa característica, muitas vezes, a falta de gestão nessas entidades, podem levá-las ao fracasso.
Ao abrir ou administrar uma organização não governamental é necessário ter em mente que essas entidades, como qualquer outra empresa, necessita de uma gestão de qualidade, levando em conta conceitos como eficiência, eficácia e produtividade, ou seja, não basta apenas ter boa vontade em ajudar a sociedade, é preciso pensar de forma estratégica e profissional, para que os objetivos sejam atingidos.
Com o propósito de suprir necessidades não atendidas pelo governo, em áreas como cidadania, meio-ambiente, desenvolvimento social, entre outros assuntos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade, essas organizações precisam e demandam de uma atuação de parcerias, sejam entre órgãos públicos e ou profissionais, com colaboradores capacitados e um plano de negócios bem definido. A ausência de uma gestão profissional desde a criação da ONG pode comprometer a realização do projeto.
Toda organização que visa obter sucesso no mercado onde atua precisa ter bem estabelecidos sua missão, visão, objetivos e metas. Pois, somente por meio da definição de onde se pretende chegar, será possível traçar um planejamento a fim de orientar o posicionamento da entidade, assim como definir e alcançar seus objetivos.
Por serem entidades do Terceiro Setor é importante ficar atento a quatro aspectos essenciais na gestão:
Essa parceria da Prefeitura, através deste inovador Gabinete de Projetos, irá proporcionar, certamente, oportunidades de crescimento de gestão e planejamento de trabalho. O voluntariado permanece a essência deste projeto.

Prefeita Cristina Arantes apresenta proposta para os participantes. Foto: Assessoria de Comunicação
 

Representantes do terceiro setor: ONGs, Associações, Entidades, entre outros, buscando o mesmo objetivo. Foto: Assessoria de Comunicação
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.