21/02/2017 às 10h27min - Atualizada em 21/02/2017 às 10h27min
Gracie Barra abre unidade em Ibitinga e lança técnicas de Defesa Pessoal
A academia de Jiu Jitsu é considerada uma das melhores no esporte e prepara seminário para as mulheres
Portal Ternura
A maior academia de Jiu Jitsu Mundial, a Gracie Barra Academia, já inaugurada em agora em Ibitinga, realiza no mês da Mulher (março), ações para a comunidade. Entre elas, o 1º Seminário de Defesa Pessoal Feminina. No intuito de agregar conhecimento ao público feminino da cidade, o Seminário Prático de Defesa Pessoal Feminina será realizado pelo professor Francisnato Claro no próximo dia 11 de março.
O Portal Ternura FM conversou com o professor da Gracie Barra Academia que falou sobre o evento e a proposta do Jiu Jitsu como defesa pessoal. Veja a entrevista ralizada no estúdio do CCPR com o jornalista Robson de Rosa:
Francisnato Claro promoverá o 1º Seminário de Defesa Pessoal Feminina. Vídeo: João Pazian/Portal Ternura FM
Durante a entrevista, o professor comentou sobre o assunto:
"A Defesa Pessoal são todas as técnicas de reação utilizadas para preservar a integridade física e emocional própria e de terceiros. A melhor defesa pessoal se baseia na prevenção, evitando chegar a condição de vítima através do conhecimento dos riscos e adoção de procedimentos de segurança pessoal que dificultem uma ação violenta por parte do agressor.Existem diversas modalidades de artes marciais que dizem ensinar defesa pessoal. Na maioria dos casos as técnicas só funcionam contra um oponente que segue as regras pré-estabelecidas, ajudando na execução dos movimentos. Algumas destas técnicas ensinadas criam uma falsa sensação de segurança que são na verdade suicidas".
JiuJitsu como Defesa Pessoal
Saber se defender é fundamental, pois passamos a ter mais autoconfiança, principalmente em situações na qual é necessário literalmente “colocar a mão na massa”, em ocasiões onde podemos ser agredidos ou em abordagens com truculência, comenta o professor.
E ainda: "o Jiu-Jitsu é uma arte marcial completa e excelente para a defesa pessoal. Em uma luta de Jiu-Jitsu não existe o mais forte ou mais fraco. O que tem a possibilidade de vencer será aquele que tiver o maior conhecimento técnico."
E conclui: “O jiu-jitsu traz muitos benefícios a mulher, principalmente a defesa pessoal. Em casos de estupros, o oponente tenta estuprar e a pessoa que sofrer o ataque vai receber de costas para o chão. Nessa situação ela tem várias situações para mobilizar o agressor, dando chave de braço, estrangulamento, usando a própria camiseta do agressor para estrangulá-lo, além de muitas outras posições que ela pode desenvolver a partir disso para se defender. Tanto em pé, quanto no chão, de costas para o chão, ela pode se defender”.
Pra se ter uma ideia, a defesa pessoal auxilia a mulher, onde eleva a qualidade de vida, com a prática de exercícios regulares que melhoram as funções do corpo e aumenta a auto-estima;
O 1º Seminário de Defesa Pessoal é voltado para mulheres de todas as idades e as vagas são limitadas. Inscrições na academia da GRACIE BARRA IBITINGA – Avenida Engenheiro Ivanil Francischini, 13719, Jardim América. Atendimento das 07 às 21 horas. Telefone (16) 3342-4352.